Buscar
  • Radio Com 98.5

Assembleia Municipal elencou prioridades de Santo Ângelo

Uma grande mobilização dos setores organizados da sociedade levou 341 pessoas a participar dos debates da Assembleia Municipal da Consulta Popular de Santo Ângelo, na manhã desta terça-feira, 17, no Teatro Antônio Sepp. A expressiva participação de público garantiu onze delegados com direito a voto na assembleia regional que definirá as prioridades do Conselho Regional de Desenvolvimento (COREDE) Noroeste/Missões que serão inclusas no Orçamento do Estado para 2019, dia 08 de maio, no auditório da TecnoURI, na URI Campus Santo Ângelo. O evento foi aberto oficialmente pelo prefeito em Exercício Bruno Hesse, pelo presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento – COMUDE -, órgão local que coordena os preparativos da Consulta Popular 2018, Diomar Formenton e pela titular da 14ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Enida Teresinha Lange Sallet. Hesse destacou a importância da expressão popular como ação democrática para definir as prioridades do município em consideradas essenciais para o desenvolvimento humano e socioeconômico, saudando a mobilização dos órgãos de segurança pública, da 14ª CRE que incentivou a participação de estudantes da rede pública estadual de ensino, secretários municipais, vereadores e representantes de entidades e instituições comprometidas com o desenvolvimento de Santo Ângelo.


PRIORIDADES

Entre as mais de três dezenas de sugestões colhidas pelo COMUDE, foram elencados como prioritárias para Santo Ângelo cinco, englobando os setores da Agricultura, Turismo, Educação, Saúde e Segurança Pública, que serão submetidos à apreciação da Assembleia Regional. A Região do COREDE Noroeste/Missões terá R$ 3 milhões destinados no Orçamento do Estado para investimentos nos setores indicados pela instância regional.


AGRICULTURA - Programas de apoio e ampliação da infraestrutura rural, com vários itens elegíveis.


TURISMO – Sistema Regional de Informações Turísticas. Produzir, sistematizar e monitorar informações que sirvam com instrumentos de planejamento, gestão e promoção dos destinos gaúchos, visando subsidiar o desenvolvimento da política de Turismo e contribuir para a tomada de decisão de investimentos.


EDUCAÇÃO - Aquisição de equipamentos para espaços pedagógicos que favoreçam a aprendizagem. Espaços pedagógicos: Laboratório de Ciências, Sala de Experimentação Pedagógica, Sala de Recursos.


SAÚDE – Ampliação, reforma e aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS).


SEGURANÇA PÚBLICA – Reaparelhamento dos órgãos de segurança pública, com aquisição de equipamentos, viaturas, embarcações, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), mobiliário e armamento para as unidades da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Instituto Geral de Perícias (IGP).


DELEGADOS

O presidente do COMUDE, Diomar Formenton, coordenou as indicações para o quadro de delegados para representar Santo Ângelo na regional, ficando definidos pelos participantes: Mauro Vieira Marques, Maria Cinara Menclik, Álvaro Uggeri Rodrigues, Sandra da Rosa, Romaldo Melher, Enida Teresinha Lange Sallet, Luiz Carlos Dallepiane, Sandro Augusto de Lima, Itamar Ferreira Walter, Diomir José Ribeiro de Souza e Tiago Rodrigues.

Fotos: Fernando Gomes

5 visualizações

© Radiocom Santo Ângelo

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon