Buscar
  • Radio Com 98.5

Sábado é Dia “D” de Vacinação contra influenza


O relatório de cobertura vacinal apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Santo Ângelo, relativo ao período de 30 de abril a 4 de maio, revela o menor índice de vacinação contra a influenza em crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos. Conforme números divulgados pela secretaria, apenas 801 das 4.306 crianças em idade de vacinação receberam a imunização, um percentual de 18,60%, considerado baixo para a meta de 90% de cobertura prevista.

O secretário de saúde, Luis Carlos Cavalheiro, observa que já há registros de contágio pelo vírus H3N2 no Estado e pede atenção aos pais e responsáveis para que vacinem as crianças. Cavalheiro destacou que o próximo sábado, dia 12, é o Dia “D” de Vacinação e uma boa oportunidade para que os pais levem seus filhos e façam a imunização, lembrando que o sistema imunológico demora entre 15 e 30 dias para desenvolver plena imunidade contra o vírus. “Como o pico de incidência da gripe ocorre no inverno, a população vacinada terá tempo suficiente para estar preparada contra o vírus”, explicou o secretário.

A imunização de idosos e de trabalhadores em saúde já supera o percentual de 55% da meta. Conforme o relatório da SMS, 5,9 mil idosos e 1,4 mil profissionais de saúde já foram vacinados, enquanto pouco mais de 30% de gestantes e mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias procuraram os postos de saúde para imunizarem-se. Dos 1.196 professores dos ensinos básico e superior, 451 já receberam vacina, 37,71% de um contingente de 1.196 profissionais.

Cavalheiro informa que a campanha nacional de vacinação segue até o dia 1º de junho, no entanto, é preciso que os grupos considerados prioritários e de risco se antecipem, justamente pelo período entre a aplicação da vacina e o seu efeito no sistema imunológico. Em 2018, os tipos de vírus incluídos na campanha são o H1N1, o H3N2 e o influenza do tipo B Yamagata.

Idosos com mais de 60 anos acamados e que não podem se locomover devem ligar para a Secretaria de Saúde pelo telefone 3313-2144 e informar o endereço, para que uma equipe se desloque para a vacinação na residência.

QUEM DEVE TOMAR A VACINA?

Crianças de 6 meses a 5 anos incompletos

Pessoas com mais de 60 anos Gestantes

Mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias

Profissionais da saúde

Professores da rede pública e particular

População indígena Portadores de doenças crônicas, como diabetes, asma e artrite reumatóide

Indivíduos imunossuprimidos, como pacientes com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia Portadores de trissomias, como as síndromes de Down e de Klinefelter

Pessoas privadas de liberdade

Adolescentes internados em instituições socioeducativas

DIA D

Neste sábado, 12 de maio, Dia “D” de Vacinação contra a Influenza, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde vai atender das 8 às 17 horas, de forma ininterrupta, no Posto de Saúde Dr. Ernesto Nascimento Sobrinho (Rua 22 de Março), Centro de Apoio à Mulher e à Criança, Centro Social Urbano, Posto de Saúde do Bairro Rogowski, Posto de Saúde do Bairro Sepé e na Praça Leônidas Ribas.

Foto: Fernando Gomes

9 visualizações

© Radiocom Santo Ângelo

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon