Buscar
  • Radio Com 98.5

Acadêmicas do curso de Pedagogia da CNEC Santo Ângelo desenvolvem trabalho sobre Libras


As acadêmicas do 5º semestre do curso de Pedagogia da CNEC Santo Ângelo realizaram na noite da última segunda-feira, 4 de junho, a apresentação de jogos em Libras para educar alunos com surdez. O trabalho foi orientado pela professora doutora Roseléia Schneider, na disciplina de Libras.

Libras é a sigla de Língua Brasileira de Sinais, um conjunto de formas gestuais utilizada por pessoas com surdez para a comunicação entre elas e outras pessoas, sejam elas surdas ou ouvintes. Ela tem sua origem baseada na linguagem de sinais francesa e é um dos conjuntos de sinais existentes no mundo inteiro com o propósito de realizar a comunicação. Cada país tem a sua própria estrutura de linguagem, que pode variar inclusive de região para região, dependendo da cultura, do local e das expressões e regionalismos utilizados na linguagem comum.

A língua brasileira de sinais não simboliza, portanto, a simples gestualização da língua portuguesa. Ela é formada por diferentes níveis linguísticos (sintaxe, semântica, morfologia, etc.). A principal diferença está na modalidade de articulação, que é visual-espacial.

Segundo a professora Roseléia Schneider, “para se comunicar utilizando a língua brasileira de sinais, além de conhecer os sinais, é preciso também conhecer as estruturas gramaticais para combinar as frases e estabelecer a comunicação de forma correta”. No Brasil, a língua brasileira de sinais foi estabelecida através da Lei nº 10.436/2002, como a língua oficial das pessoas surdas.

Ela também pode ser difundida e aprendida por intérpretes, que podem ser pessoas ouvintes especializadas em trabalhar com pessoas surdas. A função do intérprete ainda está em crescimento, mas já foi reconhecida e regulamentada através da Lei nº 12.319/2010.

Esse Seminário foi o resultado dos trabalhos de pesquisa realizado pelas acadêmicas que com grande dedicação e estudo puderam demonstrar sua criatividade.


2 visualizações

© Radiocom Santo Ângelo

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon