Buscar
  • Radio Com 98.5

Município repassa novas ambulâncias para o SAMU

Uma ação conjunta entre os governos Federal e Municipal culminou com o repasse de duas novas ambulâncias para qualificar ainda mais a atuação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), benefício gerenciado pelo Hospital Santo Ângelo (HSA). Em contrapartida, as duas ambulâncias que estavam sendo utilizadas pelo SAMU retornaram à frota de veículos do município, revisadas e em perfeitas condições de uso, para o transporte de pacientes da Secretaria de Saúde no perímetro urbano de Santo Ângelo. O Ministério da Saúde do Governo Federal investiu R$ 345.400,00 na aquisição dos veículos. O SAMU de Santo Ângelo foi o primeiro a ser instalado no interior do Estado e é a quarta base de referência no Rio Grande do Sul dentre os 289 municípios que mantêm o serviço em atividade. A cerimônia de assinatura do Termo de Cessão de Uso e entrega das chaves dos veículos, foi realizada na manhã desta sexta-feira, 17, no Largo da Catedral Angelopolitana, Centro Histórico de Santo Ângelo, com a presença do prefeito Jacques Barbosa, do vice-prefeito Bruno Hesse, do deputado Eduardo Loureiro, do secretário municipal da Saúde, Luis Carlos Cavalheiro, do vereador Vinícius Makwitz, representando a Mesa Diretora do Poder Legislativo, do provedor do HSA Odorico Bessa Almeida, do diretor técnico do HSA, Lói Roque Biacchi, e do responsável Técnico pelo SAMU, enfermeiro Alex Martins Antunes.


DIFICULDADES & CONQUISTAS

Mesmo em um cenário de dificuldades financeiras, em que o Estado não consegue repassar os recursos institucionais para a saúde dos municípios, Santo Ângelo tem investido dinheiro do orçamento próprio para manter serviços essenciais da área. A declaração do prefeito Jacques Barbosa refere-se aos investimentos do caixa da saúde para colocar e manter em funcionamento a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), as novas instalações da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Bairro São Carlos, considerada modelo pela sua estrutura de atendimento e de profissionais da saúde à disposição da população, somadas as obras de modernização das ESFs dos bairros Rogowski, Subuski e Nova, recentemente inauguradas pelo Governo Municipal. Jacques também evidenciou a conquista do UNACON e os 58 novos leitos no Hospital Santo Ângelo, uma conjunção de força das lideranças políticas missioneiras. O prefeito anunciou que retorna a Brasília em junho para buscar a habilitação da UPA junto ao Ministério da Saúde, passando atender a população 24 horas e receber recursos federais para a manutenção da unidade.


AGRADECIMENTO

Representando os profissionais da saúde que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o enfermeiro Alex Martins Antunes, agradeceu os esforços do Governo Municipal e da direção do HSA pela manutenção dos veículos sempre em perfeitas condições de uso e as novas ambulâncias que foram entregues para aprimorar os serviços prestados pela equipe.


PRESENÇAS

Também participaram da solenidade, além de secretários municipais e vereadores, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Clarice Haack, o titular da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, Margarete Forlin, o diretor Administrativo do HSA, Marcelo Borges, e representantes de entidades e associações de classe e de instituições de ensino.

Fotos: Fernando Gomes

1 visualização

© Radiocom Santo Ângelo

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon