Buscar
  • Radio Com 98.5

Realidade Aumentada é tema de pesquisa de acadêmicos de Computação da URI Santo Ângelo



Realidade Aumentada é a integração de elementos virtuais com o ambiente real do usuário. Ao contrário da realidade virtual, que cria totalmente o meio de forma artificial, a realidade aumentada usa o ambiente real existente e acrescenta novos elementos digitais.

Embora seja considerada uma tecnologia futurística, aplicações em Realidade Aumentada já podem estar ao alcance de todos e suas aplicações são infinitas. Os alunos William Klein, Cristiano Kievel Wames e Igor Ücker desenvolveram um aplicativo que permite a visualização de modelos 3D para auxiliar no processo de montagem de móveis. Os manuais em papel são substituídos pelo aplicativo que apresenta de forma animada as instruções de montagem, envolvendo diversos fatores, como posição e orientação das peças, sequência de montagens, etc.

Outro trabalho foi desenvolvido pelos alunos Claudio Willian Mafra, Daniel Tiago Kraemer e Alexandre Eich que desenvolveram um aplicativo que faz uso dos recursos de conectividade e de Realidade Aumentada para permitir que alunos e demais visitantes recebam informações em 3D sobre a infraestrutura do campus universitário da URI, compreendendo como os espaços estão organizados na instituição.

Estes dois trabalhos foram apresentados no X Encontro Anual de Tecnologias da Informação, promovido pela Universidade Federal de Santa Maria e IFFar, neste mês de outubro.

Além destes, outros acadêmicos do curso de Ciência da Computação da URI estão desenvolvendo e explorando recursos de RA na produção de livros infantis, aplicativos para ensino de matemática, biologia, programação de computadores, etc.

O desenvolvimento das aplicações em Realidade Aumentada é explorado em disciplinas do curso de Computação da URI, sob orientação da professora mestre Cristina Paludo Santos, que destaca as infinitas possibilidades. Segundo a professora “este é o futuro que vamos viver. Depende de nós, os pensadores e os cientistas, para criar algo significativo. Algo que nos faça construir um mundo mais conectado e melhor”.

0 visualização

© Radiocom Santo Ângelo

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon