top of page
Buscar
  • Foto do escritorRadio Com 98.5

Estado confirma mais nove leitos de UTI para Santo Ângelo

O prefeito Jacques Barbosa recebeu a confirmação nesta quinta-feira, 30, da abertura imediata de nove novos leitos na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Santo Ângelo (HSA). A partir da confirmação, o hospital passará a ter 19 leitos de UTI à disposição na luta das Missões contra a pandemia do novo Coronavírus, em um momento de extremas dificuldades em que vive a saúde pública.

A confirmação foi em videoconferência com a secretária de Estado da Saúde, Arita Bergmann, articulada e organizada pelo deputado santo-angelense Eduardo Loureiro, que também teve a participação do coordenador regional de Saúde, Iuri Sommer Zabolotsky; do secretário municipal de Saúde, Luis Carlos Cavalheiro; do presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Silvestre Waskiewicz; e do diretor Administrativo do HSA, Marcelo Borges.

Segundo o prefeito Jacques, os novos leitos devem ser operacionalizados imediatamente, considerando que o HSA tem estrutura física e de equipamentos para isso.

Durante a videoconferência, a secretária também confirmou a destinação de R$ 350 mil de uma emenda do deputado Loureiro para custeio das ações de combate ao Covid-19 promovidas pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus na região. Uma dessas ações será o aumento no número de leitos de internação clínica no HSA, tanto para pacientes de Santo Ângelo, que poderão ter disponíveis 15 novos leitos clínicos, quanto para os atendimentos de moradores de outras cidades da região, que poderiam ser feitos até mesmo num hospital de campanha, já que existe a possibilidade de reativação dos 30 leitos do antigo Hospital Santa Izabel para os pacientes da região.

UPA

O prefeito voltou a solicitar à secretária de Estado, a qualificação da UPA 24 Horas de Santo Ângelo, medida que amplia os repasses de recursos do Estado e União e garante a ampliação dos serviços prestados na unidade, oferecendo à população atendimentos de média e alta complexidade, especialmente em meio à crise pandêmica provocada pelo novo Coronavírus.

Jacques argumentou com Arita Bergmann que o Governo Municipal antecipou a abertura da Unidade Pronto Atendimento para acolhimento aos casos de Coronavírus e que é premente a qualificação para que novos serviços sejam oferecidos na luta contra a pandemia.

Foto: Divulgação

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

PROJETO SACOLA LITERÁRIA

Como forma de incentivar a leitura dentro de sala de aula, a professora Lisandra Saragoso, do Instituto Estadual de Educação Odão Felippe Pippi, realiza o projeto Sacola Literária: uma ação de aprendi

bottom of page