Buscar
  • Radio Com 98.5

Depois da neve, máxima passará dos 30°C no RS: entenda a mudança brusca de temperatura

Na sexta-feira (21), o amanhecer em Porto Alegre teve mínima de 4°C. Quaraí, na Fronteira Oeste, ficou abaixo de zero, marcando o recorde do ano no Estado: -5°C. Três dias depois, a menor temperatura da Capital foi 11,9°C, enquanto o município fronteiriço bateu nos 12°C. A máxima também entrou em elevação em Porto Alegre: na sexta (21), os termômetros não passaram de 14°C e, nesta segunda-feira (24), atingiram 25°C. Na terça (25), o calor vai passar dos 30°C em alguns pontos do Estado.

O tempo firme, com sol brilhando e temperatura subindo gradativamente, é resultado dos ventos vindos do norte do país, que trazem ar mais aquecido para o Estado. Além disso, a massa de ar polar que provocou o frio intenso dos últimos dias está perdendo força.

De acordo com a Somar Meteorologia, a massa de ar polar que trouxe frio em grande parte do Brasil, do Acre até o Sul do país, passando pelo Sudeste e Centro-Oeste, já se afastou para o Oceano Atlântico. O centro dessa massa de ar polar está, agora, em alto mar.

A meteorologista Fabiene Casamento explica que, no início do mês, assim como nesta semana, não havia instabilidades atuando no Estado. Ventos soprando do quadrante norte traziam um ar mais quente do centro do Brasil para as áreas gaúchas. No entanto, na semana passada, passou uma frente fria, mais continental, e atrás dela veio uma área de alta pressão atmosférica forte, que trouxe consigo uma intensa massa de ar polar.

Como a frente fria passou, e perto da costa havia uma área de baixa pressão atmosférica e mais a atuação de fortes ventos em altitude, chamadas de jato, somadas com essa massa de ar polar que deixou toda a coluna de ar da atmosfera bem fria, todos juntos causaram a neve em pontos de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e até mesmo na região metropolitana de Porto Alegre.

Para os próximos dias, pode-se esperar tempo firme e com temperaturas agradáveis em todo o Rio Grande do Sul. As manhãs seguem frias, mas, à tarde, os termômetros sobem. Na terça-feira, a máxima pode chegar aos 29°C em Santa Maria. A quarta-feira (26) promete calor de 31°C em Santa Maria, 30°C em Uruguaiana e 27°C na Capital. No fim do dia, o vento se intensifica na fronteira, resultado da aproximação de uma frente fria que atua no Uruguai.

Fonte: Gaúcha ZH

0 visualização

© Radiocom Santo Ângelo

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon