top of page
Buscar
  • Foto do escritorRadio Com 98.5

Voluntários recebem segunda dose de vacina contra Covid-19 em Porto Alegre

Voluntários de Porto Alegre começaram a receber, na segunda-feira (24), a segunda dose da vacina chinesa contra o coronavírus, chamada de CoronaVac. A primeira dose foi aplicada há duas semanas. O médico intensivista da UTI do Hospital São Lucas da PUC-RS, Luciano Marini, foi o primeiro profissional de saúde a receber a vacina na Capital.

Na segunda etapa, além de realizar novamente algumas coletas, como o teste rápido de Covid-19 e swab (haste semelhante a cotonete), ele recebeu um segundo diário para a marcação dos registros.

"Desde então, eu passei muito bem, seguindo o trabalho normalmente e sem sintomas ou reações inesperadas", conta.

A técnica de enfermagem da Emergência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Fabiana Silva de Souza, também recebeu a segunda dosagem nesta segunda.

"Vejo de uma forma positiva não ter tido sintomas, pois isso mostra a segurança da vacina. Que o resultado saia o quanto antes e a gente tenha boas notícias", afirma.

De acordo com o cronograma, a previsão de término da aplicação da vacina é outubro. Cerca de 852 voluntários foram escolhidos para participarem dos testes em Porto Alegre.

A vacina

A CoronaVac está atualmente na terceira etapa de testes, onde é aplicada em larga escala. A etapa busca comprovar se há eficácia e qual a duração da proteção. O Hospital São Lucas, da PUC-RS, é um dos 12 Centros de Estudos do Brasil, sendo o único do Rio Grande do Sul, que aplicará o insumo e documentará os resultados junto ao Instituto Butantan, de São Paulo.

Das 9 mil pessoas que participarão da testagem no Brasil, metade receberá a vacina e, a outra metade, placebo (uma substância sem efeito algum).

Na prática, o que se espera é que o sistema imunológico das pessoas testadas desenvolva anticorpos para o vírus inativado da Covid-19, que está presente na vacina, tornando a pessoa imune ao efeito do vírus ativo caso ele tenha contato com o organismo em algum momento.


Fonte:G1 RS





3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

PROJETO SACOLA LITERÁRIA

Como forma de incentivar a leitura dentro de sala de aula, a professora Lisandra Saragoso, do Instituto Estadual de Educação Odão Felippe Pippi, realiza o projeto Sacola Literária: uma ação de aprendi

bottom of page