Buscar
  • Radio Com 98.5

APLEGLESA recebe recursos para o investimento no rebanho bovino


APLEGLESA recebe recursos para o investimento no rebanho bovino

Associação recebeu R$ 16 mil do Governo Municipal para a melhoria genética do rebanho leiteiro e de corte. Em torno de 75 produtores serão contemplados

Pioneira em Santo Ângelo na adesão ao Marco Regulatório da Sociedade Civil que a habilitou a receber recursos públicos, a Associação de Produtores de Leite e Gado Leiteiro de Santo Ângelo – APLEGLESA – foi contemplada com R$ 16 mil do Governo Municipal para investimentos na melhoria genética do rebanho leiteiro e de corte e, consequentemente, no aumento da produtividade.

O repasse dos recursos foi feito na tarde dessa quinta-feira, 07, pelo prefeito Jacques Barbosa, com a presença do secretário de Desenvolvimento Rural, Álvaro Uggeri Rodrigues, do chefe de Gabinete, Airton Peruzzi, e do coordenador de Programas e Projetos da SDR, Diomar Formenton; além dos diretores da associação, o tesoureiro Fábio Cassel e o secretário Carlos Maier.

A APLEGLESA vai investir os recursos na aquisição de hidrogênio e sêmen garantindo o aprimoramento genético do rebanho bovino para o aumento da produtividade, beneficiando em torno de 75 famílias produtoras de Santo Ângelo, tanto da produção leiteira quanto de corte. O prefeito Jacques Barbosa destacou que o benefício dos recursos foi estendido também aos produtores de gado de corte, setor da bovinocultura que tem recebido muitos egressos da cultura leiteira.

De acordo com Formenton, coordenador de Projetos e Programas da SDR, nos últimos anos está se verificando uma redução no número de propriedades rurais familiares envolvidas na produção leiteira, com migração ascendente para a produção de carne bovina.

Segundo o coordenador da SDR, atualmente 75 famílias permanecem na atividade em Santo Ângelo, com uma produção estimada de 2,5 milhões de litros mensais. “Embora a redução no número de propriedades na atividade leiteira, a produção se mantêm ascendente, com investimentos dos produtores e incentivo do Governo Municipal para o aprimoramento genético e na profissionalização da atividade”, assinalou Diomar Formenton, coordenador das Associações de Produtores e das Agroindústrias da Secretaria Municipal da Agricultura - SEMAGRI.

Conforme números atualizados da Inspetoria Veterinária, Santo Ângelo tem um plantel bovino de mais de 5,7 mil cabeças.

PARQUE DE MÁQUINAS

Na audiência o prefeito Jacques anunciou que está articulando recursos para aquisição de novas máquinas para a SDR ampliar a sua capacidade de atendimento aos produtores. Ainda segundo o prefeito, também estão sendo chamados os aprovados em concurso público para o cargo de operador de máquinas.

Fotos: Fernando Gomes

1 visualização0 comentário