Buscar
  • Radio Com 98.5

Audiência pública recebe indicativos para o Plano Plurianual


Foram encaminhados ao grupo técnico projetos para os setores do turismo, agricultura urbana, cultura, causa animal e saneamento básico


O Executivo Municipal de Santo Ângelo realizou na tarde desta terça-feira, 29, a audiência pública online para acolhimento de sugestões da população para programas, projetos, ações e investimentos para a formatação do Plano Plurianual (PPA) 2022/2025.


Internautas encaminharam indicativos de projetos contemplando as áreas do turismo, agricultura urbana, cultura, causa animal e saneamento básico.


De acordo com o secretário municipal do Planejamento Urbano e Habitação, Vinícius Makvitz, as propostas serão encaminhadas ao grupo técnico que trabalha na formatação do plano para discussão da viabilidade técnica e financeira.


Na abertura da transmissão ao vivo, o prefeito Jacques Barbosa destacou que o Plano Plurianual é um documento fundamental para a gestão pública na definição de prioridades da gestão para o período 2022/2025. Ele salientou que o Plano Plurianual (PPA) é o planejamento para a execução das políticas públicas que nos levem a resultados como o bem estar e à qualidade de vida da população nas diversas áreas. Acrescentou ainda que em sua gestão, o planejamento governamental é uma atividade permanente, optando pelas ações de enfrentamento aos problemas da sociedade em um ambiente de recursos limitados. Por isso, a importância de planejar a gestão em conjunto com a sociedade.


O secretário Vinícius Makvitz e o assessor especial de Orçamento, Finanças e Transparência do Governo Municipal, Eliseu Morin, coordenaram a audiência online, esclarecendo que a formulação do Plano Plurianual teve início com os debates internos na administração, reunindo secretários, diretores, chefes de departamentos, abrindo espaço para a manifestação dos conselhos municipais.


Assinalou em sua fala que em tempos de pandemia e de restrições, a audiência pública foi a plataforma adequada para que a sociedade possa contribuir para a compilação das diretrizes, objetivos e metas da gestão pública. Vinícius Makvitz garantiu que todas as manifestações colhidas na Live e recebidas no endereço eletrônico do Planejamento, serão debatidas pelo grupo técnico.


O assessor especial e contabilista, Eliseu Morin, sintetizou os programas desenvolvidos nas diferentes áreas da gestão municipal, explicou a metodologia aplicada para elaboração do Plano Plurianual (PPA), sendo um documento norteador da Lei Orçamentária Anual (LOA), além de informar os prazos para a discussão com a sociedade, protocolo no Legislativo e para aprovação pelos vereadores. Eliseu Morin explicou que o Plano Plurianual também pode receber emendas dos vereadores.


A Informação é do Setor de Comunicação da Prefeitura

Foto: Fernando Gomes




0 visualização0 comentário