Buscar
  • Radio Com 98.5

Campanha Junho Vermelho terá prédios iluminados em homenagem a doadores de sangue

Para demarcar o Junho Vermelho, mês destinado à campanha de doação de sangue e em homenagem aos doadores, o Hemocentro do Rio Grande do Sul (Hemorgs) está realizando uma ação em parceria com diversas instituições públicas e privadas de iluminação cênica nos prédios. Também haverá publicações nas redes sociais da Secretaria da Saúde (SES) alusivas à importância da doação de sangue durante a pandemia de coronavírus, com o slogan: “A doação de sangue salva vidas. Mesmo com a pandemia, doe sangue”.

Conforme a coordenadora de captação do Hemorgs, Gesiane Ferreira Almansa, o mês de junho é um período de alerta e chamamento de doadores. A data de 14 de junho foi instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o Dia Mundial do Doador de Sangue. Segundo ela, a campanha serve também para reforçar a necessidade da doação na época de baixas temperaturas no Estado. “Com o coronavírus, os estoques de todos os tipos sanguíneos, principalmente O- e O+, estão em baixa, e como não há substituto para o sangue, a população precisa colaborar de forma segura, se dirigindo ao Hemocentro para doação”.

Serão iluminados os prédios da Assembleia Legislativa, Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), Estádio Beira Rio, Loja Lebes, Palácio Piratini, Câmara de Vereadores e Tribunal de Justiça. “O principal objetivo é chamar a atenção da população para a importância da doação e aumentar os estoques de sangue, reduzidos desde início do distanciamento social e da pandemia da covid-19”, afirma Gesiane.

Desde o início da pandemia, a equipe do Hemocentro segue todas as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para funcionar com segurança e normalidade. Os doadores são recebidos por ordem de chegada dentro da capacidade de atendimento. Também está disponibilizado o agendamento prévio de horários pelo telefone (51) 3336-6755 ou pelo whatsapp (51) 98405-4260.

A ação busca reforçar que, mesmo em um cenário de pandemia do coronavírus, a doação de sangue é realizada de forma rápida e segura e segue indispensável para que muitas vidas sejam salvas.

A doação e o processamento do sangue são fundamentais para garantir a disponibilização de componentes sanguíneos para os pacientes que necessitam de transfusão, como vítimas de acidentes ou pessoas em outras situações clínicas.

O Hemorgs fica localizado na Avenida Bento Gonçalves, 3.722, em Porto Alegre.

O QUE É PRECISO PARA DOAR

Estar em boas condições de saúde.

Apresentar documento oficial de identidade com foto.

Ter entre 16 e 69 anos. Candidatos a doadores com menos de 18 anos devem estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal.

Pesar no mínimo 50 quilos com desconto de vestimentas.

O limite de idade para a primeira doação é 60 anos.

Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa.

Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação.

Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação.

Não fumar pelo menos duas horas antes da doação.

IMPEDIMENTOS TEMPORÁRIOS

Gripe ou febre.

Gestantes ou mães que amamentam bebês com menos de 12 meses.

Até 90 dias após aborto ou parto normal e até 180 dias após cesariana.

Tatuagem ou acupuntura nos últimos 12 meses.

Exposição à situação de risco para HIV (múltiplos parceiros sexuais, ter parceiros usuários de drogas).

Herpes labial

Mais informações podem ser conferidas em saude.rs.gov.br/doacao-de-sangue.

0 visualização0 comentário