Buscar
  • Radio Com 98.5

CERIMÔNIAS EM HOMENAGEM AOS HERÓIS DA FEB NA PROVÍNCIA ITALIANA DE MODENA



Província de Modena (Itália) – Entre os dias sete e oito de novembro, dois municípios da Província de Modena realizaram cerimônias em homenagem aos heróis da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Atendendo às medidas de segurança estabelecidas pela emergência sanitária vigente no país, italianos e brasileiros reverenciaram a participação da FEB na Campanha da Itália durante a Segunda Guerra Mundial.

No dia sete, no município de Zocca, com a presença do Adido do Exército (AdiEx) junto à Embaixada do Brasil na Itália, Coronel André Luiz dos Santos Franco, do Vice-Prefeito, Ropa Federico e de autoridades civis e militares, foram realizadas cerimônias em alusão à FEB, tropa aliada que libertou a cidade em 22 de abril de 1945. Na praça central da cidade e nas instalações da própria prefeitura, os atos heróicos dos “pracinhas” brasileiros foram reverenciados por meio da inauguração de placas e da deposição de coroas de flores nos monumentos que hoje marcam a história militar dos dois países.

No dia oito, no município de Montese, o AdiEx e o Prefeito Mateo Deluca realizaram homenagens em diversos monumentos dedicados à memória da FEB. No centro da cidade, na praça e no jardim dedicados ao Brasil, foi relembrada a liberação de Montese pelas tropas da FEB, em 14 de abril de 1945, em mais uma cerimônia junto ao Monumento dedicado aos “pracinhas” brasileiros, obra do escultor italiano Italo Bortolott. Relembrando os 75 anos da FEB na Campanha da Itália, foram inauguradas placas nos monumentos dedicados aos heróis brasileiros Aspirante Francisco Mega e Sargento Max Wolf Filho. A enfermaria febiana, instalada na localidade de Iola, durante as ações que levaram à conquista de Montese, também foi homenageada.

A vibração e o esforço das comunidades italianas em manter a reverência aos heróis da FEB é motivo de júbilo e de grande orgulho para todos os brasileiros (civis e militares). Com atividades singelas, mais com enorme carga emotiva, a Itália e o Brasil nunca esqueceram a bravura dos “pracinhas” da FEB, que atravessaram um oceano para lutar pela liberdade, pela democracia e pela união de todos os povos no mundo.

1 visualização

© Radiocom Santo Ângelo

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon