Buscar
  • Radio Com 98.5

Comunidade regional se mobiliza na 5ª Romaria a São Pedro

O monumento a São Pedro, que já se tornou um referencial turístico da região, recebeu mais de mil visitantes na 5ª edição da Romaria realizada em São Pedro do Butiá. A organização do evento, realizado no dia 03 de julho, foi marcada pelo voluntariado e pelo envolvimento de entidades como o Conselho Municipal de Turismo, Prefeitura Municipal, Paróquia São Pedro Apóstolo e a Emater/RS-Ascar. Na programação realizada ao longo do dia foi destacada também a transversalidade da agricultura familiar e a participação dos Clubes de Mães em diferentes atrações.

O roteiro iniciou sobre as águas do Rio Ijuí, com celebração sobre as águas e a benção dos barcos e pescadores. O trajeto seguiu desde a Barca de São Pedro, na Linha Taipão Frente, com a passagem dos romeiros em frente à Igreja Matriz, seguindo até o Centro Germânico Missioneiro, onde fica o monumento a São Pedro. No local, seguiram os ritos religiosos e populares.

Ao meio-dia, os presentes puderam provar um cardápio à base de peixes, sendo servidos mais de 130 quilos de filé de tilápia, oriundos da produção local e preparados pelo Grupo do Peixe assistido pela Emater/RS-Ascar.

A tarde foi marcada por atrações culturais, como a apresentação da Banda Municipal de São Pedro do Butiá, Grupo Os Interlagos e integração com a tradicional Dança da Polonesi.

Tradicionalmente, o Dia do Padroeiro é marcado pelas festividades de kerb, um resgate da cultura germânica, que oportuniza a criação de vínculos e espaços de reciprocidade entre a comunidade. Foi servida aos presentes uma farta mesa com bolachas dos mais variados tipos, confeccionados pelos grupos de mulheres assistidas pela Emater/RS-Ascar, acompanhadas de café como na época em que ocorriam periodicamente os kerbs, em que as famílias se visitavam e participavam da principal confraternização dos tempos da colonização. Para o êxito do evento, inúmeras pessoas contribuíram com a doação de recursos e ingredientes, sendo retribuídas pela alegria e satisfação dos presentes integrados em um contexto de organização social e comunitária.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Santa Rosa Jornalista Deise A. Froelich






0 visualização0 comentário