top of page
Buscar
  • Foto do escritorRadio Com 98.5

CURSOS DE ENGENHARIA E TECNOURI PARTICIPAM DE OFICINAS COM ALUNOS DO IFFar

Os cursos de Engenharia da URI Santo Ângelo, Mecânica, Civil, Química e Elétrica, mais o TecnoURI, participaram nesta sexta-feira, 21, da VI Mostra de Tecnologia, Educação e Ciência do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) Campus Santo Ângelo.

O curso de Engenharia Civil, realizou a atividade prática com a Mola Model, mostrando em um modelo reduzido e interativo aos estudantes, como é o funcionamento de uma estrutura.

Conforme o professor Bóris Casanova Sokolovicz, essa Mola é um modelo físico interativo que simula o comportamento de estruturas arquitetônicas.

O objetivo foi simular o comportamento das estruturas, de forma tátil e visual, tornando, então, o assunto mais concreto e intuitivo.

O modelo é compacto, versátil e fácil de usar. Todas as peças são conectadas por meio de magnetismo, e cada uma representa um ou mais elementos de uma estrutura real.

O desafio era criar algo que pudesse demonstrar o comportamento das estruturas arquitetônicas, conhecimento absolutamente necessário para todo engenheiro e arquiteto, especialmente na fase de concepção de projeto.

Durante a atividade no IFFar Santo Ângelo, observou-se o interesse e interação entre os estudantes, onde além de aprendizado, houve muita diversão.

O curso de Engenharia Química, realizou a oficina para construção de carros movidos a uma reação química.

A atividade foi coordenada pelos professores Isaac dos Santos Nunes e Nataly Leidens, onde estimularam os alunos para a construção dos referidos carros.

Os carrinhos foram construídos com papelão e materiais reciclados, sendo que ao final da construção, os mesmos, foram testados em uma competição de distância percorrida.

O curso de Engenharia Mecânica da URI, realizou a oficina de confecção de um projétil (foguete) de garrafas PET, com propulsão a base de água.

A dinâmica da oficina iniciou com uma explicação dos princípios físicos básicos do funcionamento de um foguete, através do professor Cleiton Elsner da Fonseca, juntamente com os acadêmicos Milena Dalsochio Bagatini, Matheus Thiele Seibert e Henrique Corrêa Marques.

Os alunos receberam o material para a confecção dos foguetes, além das regras da gincana, que consistia em um lançamento com uma pressão pré-estabelecida, em que a equipe vencedora, seria aquela em que o respectivo foguete, cobrisse a maior distância.

Os alunos foram bastante participativos, tanto na parte teórica, discutindo e analisando os princípios de funcionamento do foguete, como na parte prática da gincana, lançando seus foguetes de forma competitiva e engenhosa. Aos vencedores da gincana foram distribuídos brindes.

O curso de Engenharia Elétrica, realizou a oficina denominada “Caminhos da Eletricidade”, a qual buscou apresentar o processo de transformação da energia mecânica em energia elétrica, através de uma bicicleta que gera energia elétrica.

Segundo o professor Iuri Castro Figueiró, a atividade proporcionou que os alunos pudessem vivenciar na prática, o desafio denominado, maior potência gerada.

Além disso, foi possível conhecer todas as etapas da construção do protótipo, como a parte de geração de energia, impressão das peças na impressora 3D, e a elaboração do sistema de aquisição de dados de corrente, tensão e potência gerada através das pedaladas dos alunos.

O gestor administrativo do Parque Tecnológico, TecnoURI, Rômulo Madrid de Mello, foi o responsável pela abertura, junto à oficina de empreendedorismo, que tinha como palestrante a professora do IFFar Fatima Zan.

Na ocasião, ele comentou detalhes sobre o projeto “Mais Ciência”, sobre o TecnoURI, Incubadora URINOVA, além das parcerias que serão firmadas entre as Instituições de Ensino Superior, para fortalecer o empreendedorismo e inovação com os alunos do IFFar.






11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

PROJETO SACOLA LITERÁRIA

Como forma de incentivar a leitura dentro de sala de aula, a professora Lisandra Saragoso, do Instituto Estadual de Educação Odão Felippe Pippi, realiza o projeto Sacola Literária: uma ação de aprendi

bottom of page