Buscar
  • Radio Com 98.5

Emater/RS-Ascar aproxima parceria com Instituto de Tecnologia Agropecuária da Argentina


Representantes da Emater/RS-Ascar, órgão de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) oficial do Rio Grande do Sul, e o Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (Inta), da Argentina, reuniram-se nesta quarta-feira (29/06), no Centro Regional do Inta, em Posadas, Província de Misiones. A aproximação entre as instituições é um avanço em relação ao termo de cooperação técnica interinstitucional com vistas a promover um intercâmbio técnico e científico e de experiências em áreas voltadas ao desenvolvimento rural sustentável.

Participaram do encontro, representando a Emater/RS-Ascar, o diretor técnico, Alencar Paulo Rugeri, e o gerente regional José Vanderlei Waschburger, e representando o Inta o diretor da Estação Experimental Agropecuária de Cerro Azul, Horacio Babi, o assessor de comunicação Héctor Boccanera, o diretor regional do Inta Misiones, Fábio Wyss, o diretor da Estação Experimental Agropecuária de Montecarlo, Roque Toloza, e o assistente de difusão tecnológica do Inta, Darío Gunter. Na reunião, o Inta apresentou as atividades de pesquisa e extensão realizadas em áreas como erva-mate, citricultura, sistema silvipastoril e pecuária de corte. Já a Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), abordou a Aters em agroindústria, produção orgânica, secagem e armazenagem de grãos, irrigação, juventude rural, horticultura, entre outros.

As regiões contempladas são fronteiriças, sendo o Brasil e a Argentina separados apenas pelo Rio Uruguai, com similaridades culturais, climáticas e de atividades agropecuárias. Ainda se considera na aproximação em andamento, a qualificação de recursos humanos de ambas as partes, oportunizando o aperfeiçoamento, a atualização e a capacitação profissional, assim como o acesso a informações diferenciadas pelas famílias assistidas.

Rugeri destaca que a integração entre as instituições busca melhorar o conhecimento e o acesso a informações que possam ser de interesse dos dois países, sendo também um reconhecimento da importância do trabalho da Emater/RS-Ascar além das fronteiras. “Essa relação que vem sendo construída deve contribuir para a aproximação e intercâmbio de conhecimentos entre as instituições, beneficiando aos públicos assistidos de ambas”, destaca o diretor técnico da Emater/RS-Ascar.

O próximo passo será a formalização do Termo de Cooperação Técnico Científica, prevista para a Expointer, em setembro deste ano, contemplando atividades de pesquisa, assistência técnica, extensão rural e capacitação técnica.

As tratativas iniciaram-se durante a Fenasoja, em Santa Rosa, quando no dia 05 de maio, o presidente da Emater/RS, Edmilson Pelizari, e o diretor técnico, Alencar Rugeri, juntamente com o gerente regional da Emater/RS-Ascar José Vanderlei Waschburger, e Aldo Valmor Schmidt, gerente da Emater/RS-Ascar à época da parceria interinstitucional anterior e facilitador da aproximação entre as instituições, participaram de reunião virtual com dirigentes do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária, da Argentina.

Fotos: Divulgação/Inta



0 visualização0 comentário