top of page
Buscar
  • Foto do escritorRadio Com 98.5

Escolas municipais receberão programa de estímulo à cooperação e cidadania


Escolas municipais receberão programa de estímulo à cooperação e cidadania

Tratativas serão ampliadas entre o Governo Municipal e o Sicredi União RS para instalação de projeto piloto em educandários da rede pública

O Governo Municipal e o Sicredi União RS abriram as tratativas para implantar o Programa União faz a Vida nas escolas da rede pública do município.

Em reunião com a participação do prefeito Jacques Barbosa, do vice-prefeito Dr. Volnei Teixeira, a secretária de Educação, Eliane Carpes, a gerência das unidades do Sicredi de Santo Ângelo e as assessorias Social e Pedagógica do programa, foi tratada da sua implantação gradativa na rede municipal. A ideia é instalar um projeto piloto em uma escola e, em ano subsequente, ampliar para outros educandários interessados.

Depois da apresentação do programa do Sicredi que tem por objetivo construir atitudes e valores de cooperação e cidadania, o prefeito manifestou o interesse do município e determinou que todos os procedimentos sejam encaminhados pela Secretaria de Educação. Segundo Jacques, a educação transforma uma sociedade e o cooperativismo desenvolve uma cidade, um estado e um país. “São movimentos que buscam o bem comum. A escola tem o papel de transformar, e é preciso inovar, ir além da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional)”, afirmou.

O prefeito assinalou que deve retomar no ano letivo 2022, o Educação Empreendedora, programa desenvolvido pelo município em parceria com o Sebrae, por meio do Cidade Empreendedora, impulsionando a inovação e promovendo soluções criativas entre alunos do ensino fundamental.

O PROGRAMA

O Programa União faz a Vida deverá ser apresentado aos diretores das escolas em reunião a ser agenda para os primeiros dias de outubro.

De acordo com a assessora de Programas Sociais do Sicredi, Tânia Pires de Almeida, o “união Faz a Vida” foi lançado há 26 anos, está presente em 82 escolas de 27 municípios de abrangência da regional Santa Rosa, atendendo mais de dez mil estudantes e mobilizando cerca de 700 educadores. “O Programa União Faz a Vida é o principal programa de educação do Sicredi”, concluiu.

PARTICIPAÇÃO

Também participaram da reunião o secretário municipal de Gestão de Finanças, Luis Alberto Voese; os gerentes das unidades do Sicredi Carla Hickmann (Avenida Getúlio Vargas) e Ivan Hentges (Andradas); e os assessores pedagógicos do programa, profissionais da URI, Cinara Mürmann e Rodrigo Madaloz.

Fotos: Fernando Gomes

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

PROJETO SACOLA LITERÁRIA

Como forma de incentivar a leitura dentro de sala de aula, a professora Lisandra Saragoso, do Instituto Estadual de Educação Odão Felippe Pippi, realiza o projeto Sacola Literária: uma ação de aprendi

bottom of page