top of page
Buscar
  • Foto do escritorRadio Com 98.5

Expodireto 2023 – Irrigação e opções de cultivos de verão e outono são destaques da Emater

A parcela temática de Culturas, presente no espaço da Emater/RS-Ascar na Expodireto Cotrijal, neste ano traz diferentes estratégias e práticas de cultivo, bem como de cultivares que podem ser produzidas no verão e outono. De segunda à sexta-feira (06 a 10/03), no parque de exposições em Não-Me-Toque, os visitantes poderão verificar os experimentos realizados na parcela e receber orientação técnica dos extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar.

Referente ao manejo da lavoura de milho, no espaço foi possível comparar os arranjos populacionais, em que parte da cultura foi submetida à irrigação e o restante a condições normais de chuva. “O objetivo é demonstrar que a irrigação permite o aumento de população de plantas e, consequentemente, patamares de produtividade superior. Além disso, salientamos a importância do ajuste de população para as áreas de sequeiro, as quais, muitas vezes, estão com população acima do recomendado”, explicou o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Luciano Schwerz.

Com relação à cultura da soja, o espaço temático demonstra o efeito da aplicação errônea de herbicidas, resultado que pode comprometer o potencial produtivo da lavoura. “Queremos mostrar e preparar os agricultores para as novas tecnologias que vêm ao campo, para que façam adoção de boas práticas agrícolas. Neste espaço, demonstramos os possíveis erros no posicionamento de herbicidas. Chamamos atenção para que os agricultores conheçam bem o efeito destes herbicidas, que poderão ser empregados no manejo de invasoras nas lavouras de soja. Também destacamos as boas práticas agrícolas na aplicação destes produtos, buscando reduzir problemas com deriva, limpeza de tanques e, até mesmo, registro dos talhões, para que o produtor possa extrair o melhor resultado frente às novas tecnologias”, completou Schwerz.

Por fim, na parcela temática de Culturas, a Emater/RS-Ascar apresenta opções de cultivo de verão/outono. De acordo com o extensionista da Emater/RS-Ascar, após a colheita do milho e da soja, muitas áreas ficam ociosas e poderiam ser cultivadas com outras variedades, gerando renda extra ao produtor ou, até mesmo, garantir a reservação de alimentos, especialmente para a bovinocultura de leite. Algumas das alternativas apresentadas no espaço são as cultivares de sorgo, girassol, feijão, trigo, triticale, cevada e, em especial, a BRS Entressafras, nova cultivar de cevada lançada pela Embrapa, um material de ciclo curto e com bons tetos produtivos, que pode ser colhida como grão ou transformada em silagem e pré-secado.

O tradicional Café da Manhã para a Imprensa, com apresentação da Estimativa final da Safra de Verão 2022/2023, será realizado nesta terça-feira (07/03), às 8h, na Casa da Família Rural da Emater/RS-Ascar na Expodireto Cotrijal.

O evento é uma promoção da Emater/RS-Ascar, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) e Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).







Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar na Expodireto Cotrijal 2023

Jornalista Marcela Buzatto

mbuzatto@emater.tche.br

(55) 9 99853680

Jornalista Vanessa Almeida de Moraes

vanessa@emater.tche.br

(54) 99976-8862

Jornalista Cleuza Noal Brutti

cbrutti@emater.tche.br

(55) 3333-8040 / (55) 99976 8547

www.emater.tche.br

www.facebook.com/EmaterRS

https://twitter.com/EmaterRS

www.youtube.com/EmaterRS

Instagram: @EmaterRS

tv.emater.tche.br

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

PROJETO SACOLA LITERÁRIA

Como forma de incentivar a leitura dentro de sala de aula, a professora Lisandra Saragoso, do Instituto Estadual de Educação Odão Felippe Pippi, realiza o projeto Sacola Literária: uma ação de aprendi

bottom of page