Buscar
  • Radio Com 98.5

Famurs assina acordo de cooperação com agência de desenvolvimento de Portugal


Prefeito de Santo Ângelo e presidente da AMM, Jacques Barbosa, destaca projetos de transferência de conhecimento da cidade de Braga

Prefeitos assinaram nesta terça-feira, 31, acordo de cooperação com a agência de desenvolvimento INVESTBRAGA em Portugal. O protocolo faz parte da missão internacional da Famurs que busca o desenvolvimento de novas oportunidades para os 497 municípios gaúchos.

Os gestores municipais foram recepcionados pelo diretor executivo da Invest Braga/ Altice Fórum Braga, Carlos Silva e pelo diretor da Agência de Desenvolvimento portuguesa, Gil Carvalho. Foram cerca de três horas de trabalhos técnicos desenvolvidos entre os integrantes da agência portuguesa e os prefeitos que integram a missão.

O protocolo estabelece uma aliança entre as duas entidades no sentido de troca de experiências e informações para atração de investimentos para a Região de Braga, em Portugal, com os municípios do Estado do Rio Grande do Sul – Brasil.

Durante a reunião com os prefeitos gaúchos, o diretor do InvestBraga, Gil Carvalho destacou diversos pontos que podem ser implementados nos municípios gaúchos, como a atração de investimento nacional e internacional para a região, por meio da Agência para a Dinamização Econômica de Braga.

O desenvolvimento de programas de pré-aceleração, aceleração e incubação para startups com ambição global, por meio do Startup Braga que se assume um hub de inovação desenhado para apoiar a criação e o desenvolvimento de empresas de base tecnológica com elevado potencial empreendedor nos mercados internacionais. A promoção e organização de feiras, congressos, seminários, e eventos alinhados, no Altice Fórum Braga, com o posicionamento estratégico da cidade no contexto nacional e internacional, apostando na diferenciação pela modernização e na divulgação das tendências, potenciando a criação de marcas e eventos únicos capazes de potenciar o desenvolvimento econômico.

Outro fato que chamou a atenção é o desenvolvimento do programa Work in Braga. Dentro deste modelo, há um mapeamento de todas as vagas de trabalho, oportunidades nas universidades e locais próximos a postos de trabalho para a recepção de jovens que queiram se desenvolver na cidade. Há um raios-X que se transforma em realidade com o desenvolvimento de novas vagas dentro do mercado de trabalho. Braga, em termos empresariais está representada nas mais variadas áreas de negócio e de atividades empresariais.

Para o presidente da Famurs e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, a assinatura do termo de cooperação representa a geração de novas oportunidades para os municípios gaúchos. "Braga passou a ser reconhecido em todo o mundo por desenvolver um modelo exemplar de fomento ao empreendedorismo. Percebemos uma interação real entre escolas, universidades e mercado de trabalho. É a cidade que mais cresceu em números absolutos em Portugal. E, agora, vamos levar este modelo de estratégia para os municípios do nosso Rio Grande do Sul.", disse Bonotto.

O prefeito de Santo Ângelo, Jacques Barbosa, destacou a rapidez com que o plano estratégico desenvolvido em Braga foi colocado em prática. "São empresas inovadoras e criativas que foram desenvolvidas em Braga. Empresas que se desenvolveram com o DNA do empreendedorismo e da inovação. O resultado foi à geração de empregos e desenvolvimento econômico. Métodos de conhecimento e investigação foram desenvolvidos e a colheita chegou de forma muito rápida. São diversos projetos que transferem conhecimento", explica Jacques.

O grupo que compõe a Missão Internacional tem a presença do presidente da Famurs e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto; do presidente eleito da Federação e prefeito de Restinga Seca, Paulinho Salerno; do vice-presidente e prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata; do prefeito de Santo Ângelo, Jacques Barbosa; do prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei; do superintendente Darlan Santos; do coordenador de turismo, Mário Nascimento; do coordenador técnico de Comunicação da Famurs, Voltaire Santos e do secretário de desenvolvimento econômico de Santa Rosa, Odaylson Eder.

Texto/foto: Voltaire Santos



1 visualização0 comentário