top of page
Buscar
  • Foto do escritorRadio Com 98.5

Governo Municipal estabelece parceria com o IBGE para reta final do Censo

Força-tarefa foi formada para auxiliar na conclusão do Censo Demográfico no município


Por determinação do prefeito Jacques Barbosa, todos os setores do Governo Municipal de Santo Ângelo estão integrados na força-tarefa que auxiliará o IBGE na conclusão do Censo Demográfico.

Conforme dados do IBGE, cerca de 2% da população ainda não respondeu ao questionário. O Censo produzirá informações fundamentais para a implementação e desenvolvimento de políticas públicas e realização de investimentos por parte dos governos estadual e federal. “O Censo produz estatísticas para elaboração de políticas públicas, proporcionando aos gestores identificar onde estão os problemas, principalmente nas áreas de educação, saúde e serviços básicos. Não responder o questionário pode influenciar no recebimento de recursos estaduais e federais, além da manutenção de projetos sociais”, avalia o prefeito em exercício Volnei Teixeira.

Para estabelecer as diretrizes do apoio, foi realizada na tarde de segunda-feira, 2, uma reunião entre agentes do Governo Municipal e representantes do IBGE. O prefeito em exercício Volnei Teixeira esteve acompanhado dos secretários municipais Jânio Bones (Governo e Relações Institucionais), Francisco da Silva Medeiros (Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), José Carlos Ferraz (Planejamento Urbano e Habitação), Flávio Christensen (Saúde), Luís Alberto Voese (Gestão de Finanças), Àlvaro Uggeri Rodrigues (Desenvolvimento Rural) e João Baptista Santos da Silva (Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação); procurar do município, Leandro de Conti e coordenadores de setores. Pelo IBGE, participaram a coordenadora censitária de subárea, Isabel Thaís Moreira, Vagner Lemes, agente censitário supervisor e o técnico Diego Matos.

O primeiro ponto tratado foi a prévia populacional apresentada pelo Instituto na semana passada, onde Santo Ângelo aparece com uma população de 76.768 habitantes, ficando abaixo da estimativa apresentada pelo próprio IBGE, que era de 77.544 moradores.

Conforme informações dos agentes do IBGE, um número expressivo de pessoas não foi encontrado ou se recusa a responder o questionário. É nesse aspecto que o auxílio do Governo Municipal será importante. “Os agentes da Prefeitura conhecem todos os recantos da cidade, conhecem as pessoas por meio dos programas sociais e podem nos auxiliar a encontrar essas pessoas e ter os questionários respondidos”, observa Isabel.

A atuação dos agentes do Governo Municipal será de auxiliar na operação censitária, com foco no acompanhamento até a conclusão da coleta. “Nosso objetivo é prestar todo o apoio possível para o IBGE, por entender a importância do levantamento, pois os dados apontados são fundamentais para uma melhor gestão e execução de políticas públicas”, comenta o secretário Jânio Bones, que coordena a ação integrada do Governo Municipal.

Todo o esforço será realizado para a conclusão do levantamento no mês de janeiro. Quem não respondeu o questionário pode entrar em contato pelos telefones (55) 98105-0396 e 3312-1787.


Texto: Hogue Dorneles

Fotos: Fernando Gomes







1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

PROJETO SACOLA LITERÁRIA

Como forma de incentivar a leitura dentro de sala de aula, a professora Lisandra Saragoso, do Instituto Estadual de Educação Odão Felippe Pippi, realiza o projeto Sacola Literária: uma ação de aprendi

bottom of page