Buscar
  • Radio Com 98.5

Hospital Moinhos de Vento é o único no RS certificado com ISO 14001 pelas práticas ambientais e sust

Auditoria externa do Bureau Veritas, do Reino Unido, comprovou que o sistema de gerenciamento ambiental da instituição atende aos padrões exigidos internacionalmente

O Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, recebeu nesta terça-feira (26) o certificado ISO 14001:2015, versão mais recente, por atender a todos os padrões internacionais exigidos para implantação de seu Sistema de Gestão Ambiental, que visa estabelecer o melhor “gerenciamento de aspectos ambientais associados à atividade hospitalar, práticas assistenciais e de gestão”. A instituição é a única no Sul do Brasil, conforme cadastro do Inmetro, com a certificação válida no setor saúde.

Para o superintendente administrativo, Evandro Moraes, o reconhecimento consolida um projeto que teve início em 2016 e que se tornou uma referência nacional no setor. “Nesse período, nos diferenciamos como um modelo nacional por um conjunto de ações e investimentos como a Central de Transformação de Resíduos, a primeira dentro de um hospital e que nos permite reciclar e reaproveitar 100% dos resíduos que produzimos. Também fomos os pioneiros na região sul a publicar o inventário de gases do efeito estufa, recebendo o selo prata do GHG Protocol. Em 2021, obtivemos o certificado internacional I-REC, pois toda a eletricidade consumida pela instituição é oriunda de geração eólica. Agora alcançamos a ISO 14001:2015”, pontua.

A auditoria externa foi realizada pelo Bureau Veritas Certification Holding SAS - UK Branch, entre os dias 12 e 15 de julho. Foi a última etapa do processo para obter a certificação. Os auditores vistoriaram diversas áreas da instituição para comprovar que o hospital está em conformidade com os requisitos necessários para obtenção da ISO 14001:2015. Entre as exigências estão boas práticas de geração, manejo, reaproveitamento, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos, redução do consumo de energia e uso de fontes renováveis, além de identificar, priorizar e gerenciar riscos ambientais. O monitoramento das rotinas e resultados e a melhoria contínua do sistema de gestão ambiental também são avaliados.

Evandro reforça que o Hospital Moinhos de Vento tem a responsabilidade social e ambiental e o compromisso com a preservação do futuro das próximas gerações como um dos pilares fundamentais. “Mérito de sua gestão que conduz a estratégia dentro dos propósitos e de seus valores históricos, quase centenários, mérito de seus colaboradores, as peças mais importantes nessa engrenagem verde e virtuosa. A sustentabilidade ambiental nos move!”, conclui.

Segundo o Inmetro, há 1.364 empresas certificadas na ISO 14001:2015, sendo 19 na área da saúde, 17 em São Paulo, uma em Minas Gerais e outra em Pernambuco. No Rio Grande do Sul são 48 certificações válidas, nenhuma no setor hospitalar.

Crédito das fotos da estufa agrícola e do hospital: Leonardo Lenskij

Crédito da foto da reciclagem: Diego Madia






1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Acerca das manifestações populares que vêm ocorrendo em inúmeros locais do País, a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira reafirmam seu compromisso irrestrito e inabalável