Buscar

Mês do Voluntariado é destaque em Agosto nas 14 Unidades da Aapecan

Em comemoração ao Dia Nacional do Voluntariado, em 28 de agosto, a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) celebra com a comunidade gaúcha um mês inteiro para destacar o voluntariado com a Campanha #JuntosPelaAapecan. O objetivo está em valorizar trabalho de centenas de pessoas que se doam para ajudar, sem receber financeiramente algo em troca, nas 14 Unidades da instituição. Ao longo do mês, ocorrem ações alusivas à temática, debate na imprensa, depoimentos e histórias nas mídias sociais.

É por meio do trabalho voluntário que se alcança o objetivo de oferecer ainda mais qualidade no acolhimento aos mais de 4.200 usuários com cadastro ativo no Estado. Com o trabalho voluntário é possível realizar: oficinas de artesanato, culinária, ações informativas, apoio em divulgações e ações solidárias, atividades de bem-estar como o reiki, yoga, entre outros.


O que é ser voluntário?

A origem da palavra “voluntarious”, vinda do latim, resgata em seu significado como aquele “que se faz por vontade”. E na Aapecan, a força de vontade é o que representa o trabalho em forma de doação que muitas pessoas realizam. Ser voluntário é doar de seu tempo, talento, esforço e dedicação – sem remuneração para tal atividade ou com obrigatoriedade – mas com compromisso que beneficia diversas famílias.


De norte a sul do Estado, o empenho dos voluntários faz a diferença na vida dos usuários da Aapecan. São atividades essenciais desenvolvidas por voluntárias como a Márcia, Tatiane e Jussara, na Unidade da Aapecan em Ijuí - noroeste do RS -, histórias em destaque na 43ª edição do Informativo Acreditar da organização.


Assistente social e responsável pelo Programa de Voluntariado do SESC em Ijuí, Tatiane Cidade Guimarães, também atua como voluntária da Aapecan há sete anos ministrando oficinas de crochê, tricô e palestras informativas para os usuários da Associação. Ela explica que o voluntariado é uma atividade ideal para quem busca autorreconhecimento e autovalorização. Para ela, quando se atua como voluntário é possível que o indivíduo se perceba como uma pessoa especial e primordial na realização das atividades: “Então automaticamente nos traz uma satisfação de ser quem somos”, menciona.


Seja um voluntário

A Aapecan oferece diferentes espaços e atividades que podem ser desenvolvidas por meio do trabalho voluntário. Entre elas estão a mobilização nas ações solidárias, auxílio nas necessidades de organização do Brechó Solidário, apoio nas atividades dos projetos de arrecadação de tampinhas, ações de arrecadação de alimentos em supermercados, reiki, yoga, oficinas, entre outros.

Interessados em participar podem entrar em contato pelos telefones na Unidade da Aapecan mais próxima e fazer parte da rede de voluntários que trabalham #JuntosPelaAapecan.



1 visualização0 comentário