Buscar
  • Radio Com 98.5

Mais de 50% da população deve receber a 1ª dose da vacina contra a Covid-19


A expectativa é alcançar a marca nesta semana


A Secretaria Municipal da Saúde de Santo Ângelo trabalha com a expectativa de encerrar esta semana com mais de 50% da população vacinada com a primeira dose contra a COVID-19.


O município alcançou na segunda-feira, dia 05 de julho, 46,8% de vacinados e 17% com a imunização completa (primeira e segunda dose, e dose única).


O cronograma de vacinação para esta semana prevê várias frentes de vacinação em faixas etárias distintas, com a aplicação da primeira dose e a chamada repescagem para quem perdeu o período das aplicações.


De acordo com o Secretário da Saúde, Flávio Christensen A equipe da saúde está seguindo à risca as determinações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde, e desta forma avançando no processo vacinal embasado nas regras do Programa Nacional de Imunizações (PNI).


Ainda segundo ele, o elevado percentual de vacinados já apresenta resultado, com uma redução de 51,5% nos casos de COVID no mês de junho em relação a maio.


Flávio Christensen ressaltou que a aplicação da vacina contra a COVID nas indústrias de Santo Ângelo foi encerrada na terça-feira, 06 de julho, e retomará a vacinação por faixa etária.


O Secretário Municipal de Saúde acrwscentou que, a sua pasta seguiu os critérios do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e aplicou mais de quatro mil doses nos colaboradores da indústria.


De acordo com os números apresentados a imprensa pela Secretaria Municipal da Saúde, o percentual de 46,8% de pessoas que receberam a primeira dose em Santo Ângelo é maior do que a média do próprio Estado: 43,9% da população.


Quanto ao esquema vacinal completo, a diferença é 0,3%: 17,3% a média do Estado e 17% em Santo Ângelo.


Na avaliação do Coordenador da 12º Coordenadoria Regional de Saúde, Iury Sommer Zabolotsky, 46,8% da população vacinada com a primeira dose é um índice excelente e Santo Ângelo avança no processo. Para ele, isso representa quase a metade da população.


Ainda segundo Iury Sommer Zabolotsky, as idades são diferentes entre os municípios de uma mesma região. Alguns tem uma população mais jovem e outros habitantes com faixa etária mais elevada. São fatores que também devem ser considerados na condução do processo vacinal.


Conforme Coordenador da 12º Coordenadoria Regional de Saúde, os municípios que estão avançando na vacinação da faixa etária sem observação aos critérios do Programa Nacional de Imunizações (PNI) no qual determina que 80% o público alvo terá de estar vacinado para passar a outro grupo prioritário, terão de recuar no processo para buscar as pessoas que não receberam a vacina.


Iury Sommer Zabolotsky confirmou uma nova remessa de vacinas para Santo Ângelo que chegou na terça-feira, 06 julho. A distribuição ocorrerá nesta quarta-feira, 07 de julho e serão destinadas 2.342 doses para a cidade de Santo Ângelo, com 1.400 doses da Janssen (dose única) e 942 da Pfizer, que dará mais um impulso para o cronograma de vacinação.


A Informação é do Setor de Comunicação da Prefeitura



1 visualização0 comentário