Buscar
  • Radio Com 98.5

Núcleo de Segurança do Paciente e SCiH do HSA realizam atividade relacionada a higienização das mãos



Durante o mês de março o Núcleo de Segurança do Paciente e o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar(SCiH) do Hospital Santo Ângelo (HSA) realizaram atividade relacionada a boas práticas de higienização das mãos. O objetivo é promover a saúde, garantir a segurança do paciente e diminuir índices de infecção hospitalar.

Os colaboradores da instituição participaram de uma atividade lúdica, o “jogo do dado” com questões relacionadas ao tema “5ª meta do protocolo de segurança do paciente” e os “5 momentos da higienização das mãos”, onde os participantes após jogar o dado conforme a imagem selecionada aleatoriamente deveriam responder uma questão sorteada ou demonstrar a técnica correta de higienização das mãos.

Nos dias 16 e 17 de março a atividade foi desenvolvida in loco no Hall de entrada da UTI Geral, com as equipes da UTI Geral, UTI Neonatal e Bloco Cirúrgico. Na última semana de março entre os dias 28 e 29, a atividade foi realizada com as unidades Centro de Material de Esterilização (CME), emergência, banco de sangue, banco de leite, ambulatório e unidades de internação clínica e cirúrgica, com objetivo de atingir uma meta próxima a 100% dos colaboradores.

Sobre as boas práticas de Higienização das Mãos

A higienização das mãos é a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde. Recentemente, o termo “lavagem das mãos” foi substituído por “higienização das mãos”, englobando a higienização simples, a higienização anti-séptica, a fricção anti-séptica e a anti-sepsia cirúrgica das mãos. (Anvisa).

O procedimento da técnica de higienização das mãos se torna inadequado na prática diária, pelo esquecimento de algumas etapas (passo a passo). As principais falhas na técnica ocorrem, principalmente, pela não utilização de sabonete e não observação das superfícies das mãos a serem friccionadas, dentre outros.







5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Acerca das manifestações populares que vêm ocorrendo em inúmeros locais do País, a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira reafirmam seu compromisso irrestrito e inabalável