Radio Com 98.5
Nota de esclarecimento sobre a suspeita de vacinas vencidas

Nota na íntegra enviada pela assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde e assinada pelo secretário
A Prefeitura Municipal de Santo Ângelo, por meio do Gestor do SUS da Secretaria Municipal de Saúde, Sr. FLÁVIO CHRISTENSEN, tendo em vista a divulgação no Brasil da ocorrência de aplicação de vacinas vencidas contra a Covid, manifesta:
O município de Santo Ângelo recebeu e aplicou todos os lotes dentro do prazo de validade do fabricante e segundo as orientações da BULA.
A título de esclarecimento, informamos que recebemos na data de 25 de janeiro de 2021 o lote da vacina Fiocruz/Astrazeneca: - 4120Z005, com validade até 16/04/2021, contendo 1.000 doses, para aplicação da 1ª dose aos profissionais da área de saúde.
Todo o quantitativo foi utilizado até a data de 11 de fevereiro de 2021.
Na data de 16 e 23 de abril de 2021 ocorreram as entrega dos lotes de vacinas Fiocruz/Astrazeneca: - 243VC029W e 213VCD030Z ambas com validade até 21/09/2021, para aplicação da 2ª dose aos profissionais da área de saúde.
Esclarecemos que, no início da vacinação, com a grande demanda e adequando-se à nova realidade, tanto de sistemas como dos profissionais que compõem a equipe de vacinação, estávamos realizando o controle de forma manual em planilhas.
No momento do cadastramento pelos digitadores , no Sistema do Ministério da Saúde, não constavam mais os lotes 243VC029W e 213VCD030Z, o que inviabiliza o preenchimento e finalização do programa.
Devido a esta inconsistência, foram lançadas as vacinas da 2ª dose com o lote da 1ª dose (já utilizada até 11/02), assim, ocorrendo o apontamento, erroneamente, como vencidas.
A partir disto, estamos retificando no sistema todos os lançamentos equivocados, para que conste o lote respectivo ao dia da vacinação, ou seja, dentro dos prazos de validade, seguindo o que preconiza o plano de vacinação.
Ressaltamos que nas carteiras de vacinação dos usuários, consta corretamente o número do lote e a data da imunização.
Por fim, reiteramos nosso comprometimento com a saúde da população santo-angelense, tomando todas as precauções, averiguando as condições e validade em cada dose a ser aplicada na campanha de vacinação.
Atenciosamente,
Flávio Christensen
Secretário Municipal de Saúde