top of page
Buscar
  • Foto do escritorRadio Com 98.5

OAB/RS realizará audiência pública inédita sobre o uso de I.A. na Justiça

Inteligência Artificial no Judiciário


Com o intuito de debater os reflexos da implementação da Inteligência Artificial no sistema de Justiça, a Ordem gaúcha convoca a advocacia e a sociedade civil para participar de audiência pública intitulada “O uso da Inteligência Artificial pelo Poder Judiciário”. De acordo com o presidente, Leonardo Lamachia, a realização da quarta audiência pública em 2022 evidencia a força institucional da OAB/RS, demonstrando o compromisso com a classe e com os cidadãos através do debate de um tema de extrema relevância.

“Na medida em que o desenvolvimento tecnológico e a construção de sistemas de inteligência artificial alteram, cada vez mais – e com maior intensidade –, a rotina da sociedade, se torna necessário um olhar atento em direção ao tema em todas as esferas”, afirma Lamachia. “O Poder Judiciário possui sistemas que se valem do uso de Inteligência Artificial, já em operação, bem como projeta para um futuro próximo a implementação de novas alternativas com o uso da I.A.”, destaca o presidente.

“Queremos, portanto, ouvir, entender e abrir espaço para a sociedade e para a advocacia debaterem sobre a forma que a Inteligência Artificial está sendo utilizada pelo Judiciário e como isso já afeta e tende a afetar ainda mais a vida de todos os cidadãos. É um ato para dialogar abertamente e buscar ideias que dizem respeito ao uso da inteligência artificial neste contexto, e assim o faremos”, pontua. “Conclamamos a advocacia gaúcha que tenha interesse ou que possa contribuir, para estar presente conosco no OAB/RS Cubo dia 10 de outubro”, conclui Lamachia.

Convidados

Entre diversos convidados, o evento contará com a participação de nomes importantes da área como o cientista de dados Álvaro Justen, que já ministrou cursos para servidores da Justiça sobre sistemas automatizados. Outro participante é Danilo Doneda, que é doutor em Direito Civil, leciona no Instituto Brasiliense de Direito Público e é membro da Comissão de Juristas do Senado sobre o Projeto de Lei 21/2020, que estabelece fundamentos e diretrizes pra aplicação de I.A. no Brasil.

Serviço

O que: Audiência pública sobre o uso da Inteligência Artificial no Poder Judiciário

Quando: 10/10 – 14h30

Onde: Auditório Cubo da OAB/RS (Rua Manoelito de Ornellas, nº 55, Praia de Belas)






FONTE:

Filipe Rossau

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

PROJETO SACOLA LITERÁRIA

Como forma de incentivar a leitura dentro de sala de aula, a professora Lisandra Saragoso, do Instituto Estadual de Educação Odão Felippe Pippi, realiza o projeto Sacola Literária: uma ação de aprendi

bottom of page