Buscar
  • Radio Com 98.5

Palestra de prevenção ao Câncer de Cabeça e Pescoço ocorre no CRAS em Santa Rosa

Na terça-feira (26/07), a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Unidade Ijuí e Extensão em Santa Rosa) realizaram uma palestra informativa sobre o Julho Verde – Campanha de Prevenção ao Câncer de Cabeça e Pescoço -, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Aldi Pedro Brandão de Santa Rosa. A atividade em alusão a data mundial de prevenção, celebrada no dia 27/07, foi conduzida pela psicóloga Flávia Zeni e contou com a participação de cerca de 35 usuários do CRAS local, parceiro na realização do evento. A ação gratuita e compõe os movimentos das campanhas informativas de cunho preventivo que a Associação realiza. As informações destas palestras possuem apenas caráter educativo, com objetivo de educar, informar, orientar e prevenir.

A ação integra os movimentos que a Aapecan aborda sobre o assunto com objetivo de mobilizar a comunidade para a reflexão. Na Associação, atualmente são 687 possuem o diagnóstico de Câncer na região da cabeça e pescoço, ou seja, 16% dos acolhidos na instituição pertencem a esse grupo de acometidos pela doença, o principal motivo da instituição ampliar o debate para a temática no ano de 2022. Além disso, outros indícios reforçam a importância do assunto, como a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), que alerta para 36.620 novos casos de Câncer de cabeça e pescoço em 2022.

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan), se soma aos esforços internacionais da Campanha Julho Verde, para debater o mês de conscientização ao Câncer de Cabeça e Pescoço. O dia 27 de julho é data mundial da temática que em 2022 está na 6ª edição no Brasil. A mobilização foi lançada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), da União Internacional para o Controle do Câncer, do governo brasileiro, e demais entidades, entre elas, a Aapecan.

Entenda a data:

Em 2014, o 5º Congresso Mundial da Federação Internacional das Sociedades Oncológicas de Cabeça e Pescoço que ocorreu na cidade de Nova Iorque (EUA), elegeu o dia 27 de julho como a data de conscientização sobre o Câncer de cabeça e pescoço. O debate sobre o assunto ganha ainda mais força esse ano, uma vez que a Lei nº 14.328, de 20 de abril de 2022 institui julho como o Mês Nacional do Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço.

Sobre a Aapecan:

A instituição sem fins lucrativos é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), que atua no amparo, orientação e auxílio gratuito às pessoas com Câncer. Inaugurada em 2005, na cidade de Caxias do Sul, a entidade possui 14 unidades (onze delas com Casas de Apoio), sendo uma delas localizada na cidade de Ijuí – a mais próxima também da cidade de Santa Rosa, onde é realizado um trabalho de extensão com cadastros e atendimentos. Atualmente a Aapecan conta com mais de 579 cadastros ativos e já foram mais de 3.400 cadastrados, destes, 58 são da região de Santa Rosa. Em 17 anos de atuação no estado, já foram mais de 23 mil pessoas atendidas. Para mais informações, acesse www.aapecan.com.br/ijui ou acompanhe as redes sociais no Instagram @aapecanijui ou no Facebook Aapecan Ijuí



FONTE: Gabriel Masarro de Araujo | Assessor de Comunicação

0 visualização0 comentário