Buscar
  • Radio Com 98.5

Prefeito sanciona duas leis de interesse da população

Em cerimônia realizada no auditório do Centro Municipal de Cultura, na tarde desta quarta-feira, 20, o prefeito Jacques Barbosa oficializou duas nova leis que vem ao encontro dos interesses da população nas áreas da saúde e da educação.

A primeira lei sancionada é de autoria da vereadora Jacqueline Possebom (PDT) que institui em Santo Ângelo o Dia “D” de Prevenção ao Câncer de Mama, a ser realizado anualmente no terceiro sábado do mês de outubro, com ações voltadas à integridade da saúde da mulher, por meio de palestras, eventos e atividades educativas; campanhas publicitárias de conscientização para a prevenção ao câncer. A lei também determina que as empresas incentivem seus colaboradores a realizarem os exames preventivos.

A sanção ocorreu na presença das voluntárias da Liga Feminina de Combate ao Câncer, trabalho destacado pelo prefeito Jacques Barbosa e pela vereadora autora da proposição, e das enfermeiras da Secretaria Municipal da Saúde, Andréia Bernardi e Carine Amábile Guimarães.

EDUCAÇÃO

O projeto de lei apresentado pelo vereador Vando Ribeiro de Souza e subscrita pelo vereador Valdemir Roepke, o Nanaco, e aprovado pelo plenário do Legislativo, deu origem à lei municipal número 4458/2021, sancionada pelo Executivo, que institui no currículo do ensino fundamental atividades de incentivo ao cultivo das tradições gaúchas, anualmente e inseridas na programação da Semana Farroupilha.

Conforme a lei, a Secretaria Municipal de Educação deverá desenvolver a partir do próximo ano letivo, ações de incentivo à cultura tradicionalista gaúcha por meio de atividades como palestras, pesquisas, murais, redações, desenhos, decoração com tema farroupilha, arriamento e hasteamento das bandeiras e concursos internos relacionados à tradição.

Para o prefeito Jacques, a lei irá levar a tradição gaúcha para dentro da sala de aula.

Sobre as leis sancionadas, o chefe do Executivo disse esperar que as leis tragam mais resultados a todos. “Estas iniciativas do legislativo mostram que é preciso fazer diferente para fazer mais. Se fizermos as mesmas coisas de sempre, teremos sempre os mesmos resultados. É preciso inovar”, concluiu.

PRESENÇAS

Prestigiaram a solenidade, o presidente em exercício da Câmara de Vereadores, Carlos Alberto Gonçalves; a primeira-dama Juliana Barbosa; os secretários municipais Marco André München (Cultura e Esporte), Eliane Carpes (Educação), Adolar Queiroz (Desenvolvimento Social e Cidadania) e João Baptista Santos da Silva (Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação); a titular da Coordenadoria Municipal de Mulher, Simone Lunkes; os vereadores Gilberto Corazza; João Cardoso, Nivaldo Langer de Moura, Rodrigo Flores e Marcos André Almeida; Paulo Faganello, presidente da Associação das Entidades Tradicionalistas de Santo Ângelo (ASSETRASA); César Farias, conselheiro da 3ª Região Tradicionalista do MTG; Vilma Garcia Doberstein, presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer; voluntárias e representantes dos CTGs locais.


Tarso Weber - Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Santo Ângelo



2 visualizações0 comentário