Buscar
  • Radio Com 98.5

Prefeitura e CNEC assinam convênio para reabilitação pós-covid


Projeto de Pesquisa e Extensão iniciará com atendimentos de fisioterapia para pessoas que foram infectadas pelo coronavírus



Muitos pacientes apresentam sequelas após a infecção pela Covid-19. A recuperação da doença não fica restrita apenas ao período de incubação do vírus, com pacientes apresentando sintomas motores, respiratórios e neurológicos, o que provoca danos no cotidiano dos recuperados.


Esta forma, o Executivo Municipal de Santo Ângelo, através da Secretaria da Saúde, firmou um convênio com a Campanha Nacional de Escolas da Comunidade(CNEC) que irá proporcionar atendimento das pessoas que estão sofrendo com os transtornos pós-covid.

O convênio foi assinado na manhã de sexta-feira, 09 de julho, em meio à realização do projeto Prefeitura nos Bairros no Bairro Castelarin.


O prefeito Jacques Barbosa e o diretor da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) Santo Ângelo, José Lauri Bueno de Jesus, assinaram o termo do convênio ao lado do secretário municipal de Saúde, Flávio Christensen; primeira-dama Juliana Barbosa; vice-prefeito Volnei Teixeira secretários municipais, vereadores e outras autoridades locais.


O Secretário Municipal de Saúde Flávio Christensen, destacou que o programa iniciará pela fisioterapia e contará ainda com suporte psicológico e que as próximas etapas serão o fornecimento de atendimento em pneumologia e cardiologia. Além disso, afirmou que outro convênio com a CNEC para atendimento odontológico, estará sendo formalizado nos próximos dias.


O prefeito Jacques Barbosa salientou que um somatório de esforços é necessário para atender todas as situações que envolvem a pandemia.


O curso de Fisioterapia da CNEC oferecerá dois atendimentos semanais, por quatro meses, totalizando 32 sessões, realizadas de segunda a sexta. Os horários serão definidos pelo Curso de Fisioterapia, assim como as atividades e os relatórios clínicos que serão encaminhados à Secretaria Municipal e Saúde.


O Presidente da Mesa Diretora do Legislativo Municipal de Santo Ângelo, Nader Awad participou, da assinatura do convênio firmado entre Governo Municipal de Santo Ângelo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com a CNEC, para reabilitação de pacientes pós-covid.

Para Nader Awad, a realização do projeto é importante, considerando os efeitos da pandemia. Ele acrescentou que a Covid-19 tem tirado muitas vidas e também deixado muitas sequelas não só físicas, mas psicológicas nos pacientes, por isso a iniciativa é necessária.


A Informação é dos Setores de Comunicação da Prefeitura e Legislativo Municipal


0 visualização0 comentário