Buscar
  • Radio Com 98.5

Professor da Engenharia Elétrica da URI apresenta pesquisa originada em TCC, durante evento internac

O professor doutor Alexandre dos Santos Roque, do curso de Engenharia Elétrica da URI, apresentou o trabalho "An analysis of machine learning algorithms in rotating machines maintenance" (Análise de algoritmos de aprendizado de máquina na manutenção de máquinas rotativas) no 14º IFAC Workshop on Intelligent Manufacturing Systems (IMS 2022).

O evento internacional que ocorreu em formato online entre os dias 29 e 30 de março, em Tel-Aviv, Israel, foi organizado pela Tel-Aviv Afeka College of Engineering em conjunto com a organização IFAC (Federação Internacional de Controle Automático).

O objetivo geral do trabalho foi estudar o uso de algoritmos de aprendizado de máquina (sub-área da Inteligência Artificial) na manutenção preditiva de máquinas rotativas industriais, possibilitando, por meio da aquisição de dados, predizer os momentos de manutenção, evitando assim, falhas e paradas nos equipamentos.

O trabalho é originado de TCC do curso de Engenharia Elétrica, desenvolvido pelo egresso Vinicius W. Krebs, e foi aprimorado pelos professores Alexandre Roque e Iuri Castro Figueiró, com orientações e cooperação de pesquisador da Alemanha (University of Stuttgart).

Na opinião do coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Iuri Figueiró, “a pesquisa realizada mostra o potencial dos estudos realizados no curso de Engenharia Elétrica da URI, que abrem muitas portas para a atuação dos seus egressos em diferentes áreas da indústria. Atualmente, o egresso Vinicius Krebs foi efetivado, após estágio, na multinacional WEG Equipamentos Eletrônicos Linhares-ES”.

Gilda Gonçalves Karlinski - Jornalista




1 visualização0 comentário