Buscar
  • Radio Com 98.5

Programação da Semana da Água segue até sábado


Com o tema “Cuide da água. Preserve a vida.", teve início na sexta-feira passada (01/10) a 28ª Semana Interamericana e a 21ª Semana Estadual da Água. Coordenada pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental (Abes), têm o envolvimento de várias entidades, como a Emater/RS-Ascar, conveniada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). As campanhas das Semanas promovem a reflexão sobre o contexto de respeito e consciência da importância de preservar e cuidar de um dos principais recursos para a vida no planeta, que é a água.

O trabalho da Emater/RS-Ascar vinculado à água tem abrangência múltipla e variada, com orientação às famílias sobre os cuidados no abastecimento, através de proteção de nascentes, a necessidade de manutenção da vegetação, mantendo as Áreas de Proteção Permanente (APPs), e os cuidados com as legislações ambientais, que interferem diretamente na qualidade da água disponível nas propriedades e nas comunidades. O cuidado com o solo também beneficia a qualidade da água, pois serve como esponja, permitindo a infiltração da água até o lençol freático, abastecendo rios e riachos. Orientações em relação ao tratamento e destinação adequada de esgotos cloacais, águas cinzas, dejetos produtivos e a disposição adequada do lixo, também fazem parte das ações relacionadas aos cuidados com a água.

De acordo com o extensionista rural, Gabriel Katz, em 2019, mais de 25,3 mil famílias, de 394 municípios gaúchos, receberam Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) em práticas do Saneamento Básico Rural. “Deste número, 1.591 famílias foram beneficiadas com proteção de nascentes”, destaca Katz, que participou, na última terça-feira (05/10), do painel integrante da programação da Semana da Água “Proteção das Nascentes: conservação e captação de água no meio rural”, junto dos profissionais da Epagri, Suselei Brunato, e da prefeitura de Vacaria, Clodoaldo Rezende, com moderação do membro da Abes, Ricardo Röver. Quem perdeu ao vivo, pode acessar o evento a qualquer tempo em https://bit.ly/2YqpCP2.

O extensionista relata que é muito gratificante trabalhar com a proteção de nascentes como alternativa para abastecimento de água para usos múltiplos no ambiente rural, que é a garantia de qualidade socioambiental das famílias e das comunidades que produzem os alimentos e na conservação ambiental. “Estamos na semana da água, o recurso natural mais importante e ameaçado do mundo. As nascentes são base de tudo, delas dependem todos os seres vivos e o cuidado com elas é algo que me satisfaz contribuir. Cuidar da água é preservar a vida”, finaliza Katz.

Acompanhe toda a programação nas redes sociais

https://www.facebook.com/semanadaaguars

https://twitter.com/semanadaaguars

https://instagram.com/semanadaaguars/

1 visualização0 comentário