Buscar
  • Radio Com 98.5

Programa de Português para Estrangeiros realiza aplicação de provas aos que buscam obter naturalizaç

Teste ocorre no próximo sábado, a partir das 8h30min, no Bloco L, e representa etapa importante no processo para aquisição da nacionalidade brasileira


No próximo sábado, dia 16 de julho, mais de 100 alunos, de mais de 17 diferentes nacionalidades e vindos de vários estados brasileiros, estarão na UCS para a etapa final do curso de Português para Imigrantes. No Campus-Sede, haitianos, senegaleses, paquistaneses, afegãos, egípcios, iranianos, venezuelanos, colombianos, turcos, paraguaios e pessoas de outras nacionalidades realizam a prova presencial de Português para naturalização; a atividade representa uma etapa importante para o processo de se tornarem cidadãos brasileiros.

Os cursos para imigrantes são ministrados pelo Programa de Português para Estrangeiros (PPE), da Universidade de Caxias do Sul, desde 2018. A partir de 2019, o programa passou a oferecer, também, a certificação do conhecimento em Língua Portuguesa para esse público. Em 2021, para cumprir o que dispõe a portaria 623, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o programa passou a elaborar e ministrar cursos de português para naturalização. Além do curso, os candidatos à naturalização precisam estar presentes para a realização do teste, que é aplicado pela equipe de professores do programa.

Desde a vigência da portaria, e até o momento, mais de 700 alunos já estiveram nas instalações da UCS para a realização das provas. Na imagem, registro da aplicação realizada no dia 21 de novembro de 2021.

O PPE

Além da certificação internacional em língua portuguesa, através do exame CILP, o programa oferece cursos de português a alunos intercambistas estrangeiros que escolhem a UCS como destino para semestres acadêmicos e a alunos adolescentes de escolas conveniadas, no Uruguai e na Argentina, que anualmente optam pela UCS para se prepararem para o exame CILP e para participar dos projetos anuais do Cores do Brasil.

Os projetos Cores do Brasil promovem a imersão e a interação desses adolescentes estrangeiros no Campus da Universidade e promovem vivências na língua portuguesa, por meio de viagens de estudos, em Caxias do Sul.

O PPE já desenvolveu cursos de português para expatriados, e, também, para fins específicos, associando o conhecimento da língua portuguesa, com a história,a economia e a cultura da região.

Foto: Acervo PPE




2 visualizações0 comentário