top of page
Buscar
  • Foto do escritorRadio Com 98.5

Projeto estimula a cultura do lúpulo na pequena propriedade

O Brasil é o terceiro país do mundo em consumo de cerveja e importa 99% do lúpulo usado na fabricação. A planta é ingrediente principal da bebida

A Semana da Agricultura Familiar de Santo Ângelo teve sequência nesta quinta-feira, 28, na sala de reuniões da Prefeitura, com a apresentação do projeto “Lúpulo para todos”, desenvolvido pelo acadêmico Raul Molmann, do curso de Agronomia da Faculdade Santo Ângelo (FASA), com o objetivo estimular a cultura do lúpulo na pequena propriedade rural.

Lúpulo é o nome popular da planta Humulus lupulus, uma trepadeira que se desenvolve com facilidade em regiões de clima frio. A planta fêmea é utilizada na produção da cerveja em todo o mundo, responsável pelo aroma e sabor e um conservante natural. A planta também é utilizada no mercado farmacêutico por ser um calmante natural.

Conforme Mollmann, a cultura tem excelente produção, mercado em expansão e é altamente rentável para as pequenas áreas rurais. Segundo estimativa do autor do projeto, um hectare suporta em torno de 2.600 plantas e alcança o ápice da sua produção do terceiro ao 15º ano. Cada planta produz anualmente em torno de dois quilos de lúpulo. “Com uma produção anual de uma tonelada e meia e um preço médio de R$ 150 o quilo, o agricultor teria uma renda média anual de R$ 225 mil, em um hectare cultivado. Claro que precisamos considerar a variedade da planta”.

No projeto, Molmann destaca alguns números interessantes para incentivar o produtor a aderir ao cultivo do lúpulo. “O Brasil tem mais de 1.300 cervejarias registradas; é o terceiro maior consumidor de cerveja do mundo; o lúpulo é principal ingrediente para fabricação de cervejas especiais e 99% do lúpulo utilizado na produção brasileira é importado. O mercado farmacêutico também utiliza a planta como calmante”, argumentou.

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Álvaro Uggeri Rodrigues, avaliou o projeto como perspectiva de negócio produtivo para a região. “Estão sendo implantadas lavouras experimentais para que possamos avaliar a adaptação da cultura na região, como as variedades disponíveis e as características do produto”, declarou.

É o caso do produtor Júnior Henrique Milanesi, com propriedade no Rincão dos Mendes que aderiu ao projeto e está destinando meio hectare de área experimental para a cultura do lúpulo. “É preciso fortalecer a pesquisa para gerar resultados”, justificou Milanesi.

INTERESSE DO MUNICÍPIO

O secretário também manifestou o interesse do município na execução do projeto e disse que irá avaliar com o prefeito Jacques Barbosa a forma de participação. “A produção de lúpulo é bem aceita na pequena propriedade e a política do governo municipal é incentivar novas culturas e fortalecer o setor primário com mais emprego e renda. Certamente encontraremos meios de instituir políticas públicas para incentivar a produção”, concluiu Álvaro.

O vereador Rodrigo Flores sugeriu durante a apresentação do projeto que o investimento na cultura e posterior fortalecimento da produção de lúpulo poderá futuramente ser explorada como um grande atrativo turístico, além de atrair novos empreendimentos para Santo Ângelo e para a região.

Também participaram do evento servidores da SDR, o assessor técnico de Agronegócio do Banco do Brasil, Edgar Schnitzler, acadêmicos da FASA e produtores interessados na cultura.

PROGRAMAÇÃO

A Semana Municipal da Agricultura Familiar de Santo Ângelo prossegue nesta sexta-feira, 29. Às 9 horas, no auditório do Centro de Cultura, com a reunião técnica sobre a cultura do milho, tendo como público alvo os beneficiados pelo Programa Troca-Troca de Sementes do Governo do Estado, gerenciado pela SDR.

Às 19h30min, acontece o lançamento oficial da programação de eventos da 10ª FEAAGRI Missões, na Casa da Etnia Polonesa, no Parque de Exposições Siegfried Ritter, quando será servido um café com produtos da agricultura familiar. O lançamento marca também o encerramento da Semana.

Fotos: Fernando Gomes




Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Santo Ângelo

(55)3312.0119

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

PROJETO SACOLA LITERÁRIA

Como forma de incentivar a leitura dentro de sala de aula, a professora Lisandra Saragoso, do Instituto Estadual de Educação Odão Felippe Pippi, realiza o projeto Sacola Literária: uma ação de aprendi

bottom of page