Radio Com 98.5
Projeto quer viabilizar organização de cooperativas nas escolas agrícolas

A proposta altera a Lei 10.576, de 14 de novembro de 1995, sobre a Gestão Democrática do Ensino Público.
Tramita na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o Projeto de Lei 164/2019, que dispõe sobre a gestão democrática no ensino público através de livre organização em cooperativas.
A proposta altera a Lei 10.576, de 14 de novembro de 1995, sobre a Gestão Democrática do Ensino Público.
A ideia é apoiar a criação de cooperativas escolares que promovam a gestão de atividades produtivas e a geração de renda nas respectivas unidades educativas de produção.
Representantes das Escolas Técnicas Agrícolas estiveram na Assembleia Legislativa para reforçar a importância da proposta na melhoria da gestão das instituições de ensino técnico no Rio Grande do Sul.
Segundo o Presidente da Associação Gaúcha de Professores Técnicos do Ensino Agrícola (Agptea), Fritz Roloff, este é um pleito antigo da entidade, que foi encaminhado antigamente e agora foi reapresentado pelo Deputado Paparico Bacchi. Ele destacou que há parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça da casa e agora está aguardando a votação.
O presidente da Associação Gaúcha de Professores Técnicos do Ensino Agrícola enfatizou que as escolas, com seus setores produtivos, poderão viabilizar o processo de comercialização da sua produção e, com isso, agregar renda para investimentos nas suas estruturas.
A Informação é de Nestor Tipa Júnior da AgroEffective