Buscar
  • Radio Com 98.5

Saúde desenvolve ações referentes ao Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha dedicada à prevenção ao suicídio. De maneira geral, em todo o mundo, o suicídio acomete mais de um milhão de pessoas, por ano, sendo a segunda maior causa de morte no planeta (a terceira no Brasil) de pessoas entre 15 e 29 anos, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em função disso a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Santo Ângelo vem desenvolvendo uma ação educativa na Estratégia Saúde da Família (ESF) no Bairro Rogowski, com o objetivo de conscientizar a comunidade santo-angelense sobre a importância de as pessoas buscarem ajuda.

A iniciativa é coordenada pela enfermeira Raquel Ramser Ceretta, pela técnica de enfermagem Elisiane Copetti e pela acadêmica de Enfermagem Carolaine Augusti.

De acordo com Raquel, não há uma técnica precisa de identificação de comportamen-tos suicidas. Entretanto, alguns sinais indicam que está ocorrendo um sofrimento emocional. "De acordo com o Ministério da Saúde, os sinais são: diminuição do autocuidado, isolamento social, mudança brusca de humor e abuso de uso de drogas. E, frente a qualquer manifestação de adoecimento ou sofrimento mental, é recomendado incentivar e até mesmo acompanhar a pessoa em um atendimento de saúde, por isso a melhor forma de prevenção é por meio da informação", explica.


Texto/foto: Rodrigo Bergsleithner



3 visualizações

© Radiocom Santo Ângelo

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon