Buscar
  • Radio Com 98.5

Saúde já monitorou 3.614 pessoas com síndromes gripais

Desde que a Secretaria de Saúde de Santo Ângelo instalou a Comissão de Vigilância Epidemiológica de Prevenção e Combate à Covid-19, em 20 de março deste ano, 3.614 pessoas já foram monitoradas por apresentarem quadros com sintomas gripais, conforme determina o Ministério da Saúde. Destas, 3.210 pessoas já deixaram o sistema de monitoramento. Contudo, ainda são 404 pessoas em isolamento domiciliar no município.


A secretária municipal de Saúde de Santo Ângelo, enfermeira Andréia Bernardi, explica que são monitoradas todas as pessoas que apresentaram sintomas de quadro gripal (dor de cabeça, dor de garganta, coriza, gripe, tosse, dor no corpo e congestão nasal) após realizarem consultas médicas nas unidades de saúde do município e estas permanecem em suas residências, por um período de 14 dias, juntamente com os seus familiares.


A enfermeira Daniana Pompeo, integrante da Comissão, ressalta que as pessoas que buscam atendimento com sintomas assinam um termo de responsabilidade, cientes que foram informados por um profissional de saúde e que devem permanecer em isolamento social. "Os pacientes passam a ter o registro de seus casos em uma planilha de controle, com todos os dados pessoais e clínicos de cada um e, tanto eles quanto a equipe, faz o contato diário para avaliar cada caso, prevenindo uma possível evolução do quadro gripal ou não", explica.


EQUIPE

A Comissão de Vigilância Epidemiológica de Prevenção e Combate à Covid-19 da Secretaria de Saúde de Santo Ângelo conta com oito enfermeiras, dois médicos e duas estagiárias em sua equipe.


PLANTÃO COVID

A Secretaria de Saúde disponibiliza o serviço de informações e atendimento Plantão – Covid - 19, durante 24 horas, que atende a comunidade santo-angelense pelo telefone e Whatsapp, nos seguintes números: 99714-4220 ou 99709-9904.


Texto/foto: Rodrigo Bergsleithner



4 visualizações

© Radiocom Santo Ângelo

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon