top of page
Buscar
  • Foto do escritorRadio Com 98.5

SDR promove capacitação técnica para piscicultores

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR) desenvolve um programa com objetivo de potencializar a piscicultura como alternativa econômica para o meio rural. Dentro das ações, foi realizada na manhã de quinta-feira (9) no Centro Municipal de Cultura uma palestra abordando a criação de peixes para fins comerciais.

O prefeito Jacques Barbosa participou da atividade e disse ser um entusiasta da piscicultura como fonte de renda. “Cerca de 80% da nossa produção está na agricultura familiar, por isso, programas como o da piscicultura são importantes para aumentar a renda e melhorar a qualidade de vida dos nossos produtores. Para isso, efetivamos parcerias com as entidades e instituições de ensino superior”.

Jacques citou que as parcerias são importantes e geram bons resultados, citando como exemplo a ação integrada do Governo Municipal e Ministério Público no saneamento rural, que recentemente recebeu um prêmio nacional.

O secretário municipal Àlvaro Uggeri Rodrigues salienta que a SDR está realizando a inscrição de produtores interessadso na atividade em caráter comercial, com visita às propriedades para avaliar as instalações. As licenças ambientais para os primeiros 11 inscritos já foram emitidas de forma gratuita.

A Secretaria ainda disponibiliza a estrutura de máquinas e equipes para dar suporte aos produtores. Não serão construídos novos açudes, mas realizadas as adequações e limpezas necessárias. A escolha da espécie a ser cultivada fica por conta de cada produtores. Em contrapartida, cada produtor contemplado se compromete a plantar 150 mudas de árvores nativas na área de preservação permanente de sua propriedade.

O Governo Municipal conta a parceria da Emater e apoio da Associação dos Produtores de Peixe de Santo Ângelo (Apropesa); Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Comdasa); Sindicato Rural; Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR); Instituto Federal Farroupilha (Iffar); Faculdade Santo Ângelo (Fasa) e URI Santo Ângelo.

Participaram da atividade, Laurindo Nikititz, presidente do Sindicato Rural; Márcia Dezen, chefe do escritório local da Emater; Diomar Formenton, coordenador de Programas e Projetos da SDR; produtores cadastrados e interessados na atividade.


CAPACITAÇÃO TÉCNICA

O programa da SDR contempla a capacitação dos produtores. Diante disso, na quinta-feira (9), Carlos Villanova, da Nutrimaio, apresentou um suporte técnico para os produtores.

A palestra abrange desde a gestão de negócio, manejo e uma assistência técnica gerenciada, com acompanhamento de como está se desenvolvendo a sua criação de peixes.

Uma espécie que tem atraído interesse dos produtores é a Tilápia, um peixe rústico e adaptável, que agrada os consumidores pode seu sabor. Esta espécie representa atualmente 51,7% da produção nacional de peixes de cultivo, mantendo o Brasil na 4ª posição mundial.


Texto: Hogue Dorneles

Fotos: Fernando Gomes




2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

PROJETO SACOLA LITERÁRIA

Como forma de incentivar a leitura dentro de sala de aula, a professora Lisandra Saragoso, do Instituto Estadual de Educação Odão Felippe Pippi, realiza o projeto Sacola Literária: uma ação de aprendi

bottom of page