Buscar
  • Radio Com 98.5

SIAVS 2022 | Técnicos da agroindústria debaterão avanços na modernização dos frigoríficos

Painel abordará avanços na inspeção de aves e de suínos


São Paulo, 25 de julho de 2022 — Os avanços no sistema de inspeção do setor frigorífico estarão em pauta durante o Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS), maior evento dos setores no país, que será realizado de 9 a 11 de agosto, no Anhembi Parque, em São Paulo (SP).


Programado para o primeiro dia do evento, o painel Avanços e Desafios no Setor de Frigoríficos reunirá líderes políticos, auditores fiscais do Ministério da Agricultura e representantes das indústrias, para discussões sobre as normativas em desenvolvimento, que terão impacto direto na eficiência e no aprimoramento dos controles da produção de alimentos.


O painel será mediado pela gerente de qualidade da Cooperativa Agroindustrial Consolata (Copacol), Márcia Ferrari, e será dividido em três etapas. Na primeira, o Deputado Federal Domingos Sávio (PL-MG) falará sobre o Projeto de Lei o qual é relator, que aborda o aprimoramento do autocontrole — medida já existente na indústria frigorífica, que ganhará novos pontos.


Mais tarde, uma sequência de duas apresentações abordarão o programa de modernização da inspeção de aves e de suínos. A primeira será feita pela diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA), Ana Lucia Viana, com uma visão do serviço público em relação às medidas de aprimoramento. O tema avançará na apresentação da professora Liris Kindlen, da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.


Ao final, técnicos de três agroindústrias e cooperativas do setor — Marisete Cerutti, da Seara Alimentos, Audren Abra de Carvalho, da CVale, e Luciana Chicarelli, da Bello Alimentos — debaterão o conjunto de medidas e as expectativas do setor produtivo em relação ao ganhos de produtividade, preservação da qualidade e redução de desperdícios.


“Estamos em um momento importante para as definições de avanços para o modelo de inspeção frigorífica baseado em análise de risco, em consonância com outros grandes produtores como a União Europeia, EUA e Canadá. O envolvimento, no mesmo palco, de elos tão distintos, sobre a mesma temática, traz amadurecimento e amplia o alinhamento entre entes públicos e privados em torno de normativas cujo principal beneficiado será o consumidor”, analisa a diretora técnica da ABPA, Sula Alves.


Outros painéis conjunturais e técnicos estão na programação do maior evento dos setores no país. Saiba mais pelo site www.siavs.com.br


O SIAVS — Realizado pela ABPA, o principal encontro da avicultura e da suinocultura do Brasil será ainda maior que a edição anterior, realizada em 2019. A área comercial foi expandida em 30%, adicionando novos anexos ao espaço tradicionalmente ocupado pela feira. A comercialização de espaços já foi praticamente encerrada.


Além das oportunidades de negócios, o SIAVS será palco do maior congresso técnico do setor, com intensa programação e mais de 100 palestrantes do Brasil e de outros países.


O peso político do evento é outro diferencial. São esperadas autoridades dos poderes executivo e legislativo nacional e dos estados, ampliando o papel do evento como principal ponto de debate dos rumos dos setores.


Em 2019, o evento recebeu mais de 20 mil visitantes de 50 países, com mais de 170 expositores. Nas dezenas de salas do congresso ocorreram apresentações de mais de 100 palestrantes do Brasil e de outros países para 2,4 mil congressistas.


O credenciamento de imprensa para o SIAVS 2022 pode ser feito antecipadamente pelo link https://bit.ly/3OB3l58


(Foto: Lucas Scherer/Embrapa Suínos e Aves)





1 visualização0 comentário