Buscar
  • Radio Com 98.5

SIAVS encerra edição 2022 com recorde de público

Maior evento dos setores do país reuniu cadeia produtiva em programação focada na sustentabilidade e na segurança alimentar global


São Paulo, 12 de agosto de 2022 — Recordes marcaram a edição 2022 do Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS), maior evento dos setores no Brasil, realizado pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), de 9 a 11 de agosto, no Anhembi Parque, em São Paulo (SP).


Principal marco político das cadeias produtivas, o SIAVS contou, na solenidade de abertura, com a presença do presidente Jair Bolsonaro, acompanhado pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro, do vice-presidente Hamilton Mourão e de sete ministros — da Agricultura, Marcos Montes, do Meio Ambiente, Joaquim Leite, da Educação, Victor Godoy, da Mulher, Família e Direitos Humanos, Cristiane Rodrigues Britto, além do chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, e do advogado-geral da União, Bruno Bianco, entre outras autoridades e lideranças do agronegócio brasileiro.


Após a abertura, uma ampla programação de palestras e debates foi iniciada, com o tema “Produção Sustentável: Caminhos para a Segurança Alimentar Global”. Ao todo, 2,3 mil congressistas e 80 palestrantes participaram dos temários técnicos e conjunturais. Entre os destaques esteve o painel dos CEO’s, com líderes de agroindústrias do setor, em um debate sobre os rumos da cadeia produtiva. Outros painéis sobre projeções de futuro para a proteína animal, competitividade, gestão de crise, logística, questões técnicas sobre antimicrobianos, salmonelose e outros assuntos estiveram na pauta de debates.


Com área 30% maior, o SIAVS contou com cerca de 200 expositores de equipamentos, insumos biológicos e farmacêuticos, rações e outros fornecedores de diversas áreas da cadeia produtiva, que expuseram em mais de 20 mil metros quadrados, as tecnologias e produtos voltados para a produção de proteína animal.


Com o SIAVS Multiproteínas, mais de 40 agroindústrias produtoras de aves, suínos, bovinos, lácteos, bubalinos e peixes de cultivo realizaram negócios com importadores e representantes do varejo nacional que estiveram presentes.


As grandes empresas de equipamentos para o setor, casas genéticas, laboratórios, rações e prestadoras de serviços participaram da feira, juntamente com decisores de compras dos frigoríficos, produtores integrados e independentes das agroindústrias, importadores de mercados alvo para as proteínas do Brasil, supermercadistas de atacado e varejo, entre outros.


O SIAVS 2022 também contou com a participação do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Com linhas de crédito especiais para o público do agro, as instituições financeiras levaram unidades itinerantes que estavam estacionadas em meio à feira.


Ao todo, 21 mil visitantes de 53 países estiveram presentes no evento — maior número já registrado até aqui. Pelo Projeto Produtor foram 1,9 mil avicultores e suinocultores integrados de diversos pólos de produção.


Focado em inovação e promoção de novas oportunidades, o SIAVS trouxe nesta edição atrações exclusivas, como o Siavs Talks, iniciativa inédita que reuniu incubadoras de empresas, instituições de pesquisa e acadêmicos, além de empresários do setor em um espaço exclusivo com apresentações inspiradas no formato TED, em meio à exposição comercial.


Também contou com o Siavs Experience, uma imersão na cadeia produtiva com área de mais de 70 metros quadrados destinados exclusivamente para a experiência, com telas gigantes de LED em um labirinto com jogos de espelhos, além de uma sala com projeção mapeada, que promoveu ilusão de ótica em 3 dimensões. A experiência se tornou completa pela sonorização e cheiro de mata, liberado estrategicamente por odorizadores espalhados pelo espaço.


Ao final, o presidente da ABPA, Ricardo Santin, comemorou a retomada do evento: "Um grande sucesso! A retomada do SIAVS foi a consagração de um setor que não deixou faltar comida na mesa dos brasileiros, após um dos períodos mais difíceis da história da humanidade. E fomos além, debatemos como atender a uma demanda global crescente, garantindo uma produção sustentável e preservando recursos naturais. Quebramos recordes de participação no evento e também na produção e exportação de carnes de aves, suínos e ovos, mas, sobretudo, reforçamos a importância do Brasil em apoiar a segurança alimentar do planeta,” finalizou.


A próxima edição do SIAVS já tem data marcada: entre os dias 6 e 8 de agosto, no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP). Acompanhe as novidades sobre o evento pelo www.siavs.com.br


(Fotos: Alf Ribeiro/ABPA)







2 visualizações0 comentário