Buscar
  • Radio Com 98.5

Teatro Alma Missioneira

Em comemoração aos 80 anos da biblioteca pública de Santo Ângelo, no dia 15 de agosto de 2022, a Peppe Company Companhia Artística apresentou uma novidade cultural ao público regional, usando o momento como lançamento do espetáculo. Com pilares fortes na educação, turismo e cultura, a peça “Alma Missioneira” é um panorama importante das Missões e seu reflexo na formação histórica riograndense.



A obra teatral é uma verdadeira aula de história, onde conta a presença humana milenar no território de todos os municípios do Rio Grande do Sul, depois descreve as questões do período da entrada dos primeiros europeus, a divisão territorial entre Portugal e Espanha e especialmente a cristianização dos Povos Nativos através das Missões Jesuítico-Guarani e a saga que se transformou no povo gaúcho inicial e atual.

O texto é de José Roberto de Oliveira, com adaptação para a linguagem do teatro de Rogério Peppe. No elenco estão os atores Rogério Peppe e Lucas Segatto; sendo também os diretores da Peça. Na equipe técnica de sonoplasta Carlos Alves e de iluminação Emerson dos Santos.

A peça demonstra textos mundialmente famosos sobre os acontecimentos em nosso território. Como exemplo podemos citar Voltair que chamou de “triunfo da humanidade”, Montesquieu de “primeiro estado industrial da América” e Muratório, o principal filósofo italiano dos anos 1700 que chamou de “a realização ideal do cristianismo”, estes e muitos outros que retiram a ideia de uma história de pedras e falam de uma experiência única na humanidade, como diz a própria UNESCO.

O teatro é uma forma de contar, mostrar e assimilar a história épica das Missões Jesuíticas na América do Sul, que ocupou desde 1626 cada espaço territorial do nosso estado, todavia tema tão desconhecido da maioria do Povo Gaúcho. O produto artístico vem de encontro com o desenvolvimento da economia criativa no RS.

A partir deste momento a peça está pronta para ser apresentada em qualquer município do estado. Os contatos podem ser feitos através do telefone 55.99951.1843.

5 visualizações0 comentário