Buscar
  • Radio Com 98.5

Vigilância Sanitária desencadeia a Operação Verão

O Departamento de Vigilância Sanitária do município, órgão da Secretaria de Saúde (SMS), está atuando na fiscalização em freezers e refrigeradores de estabelecimentos que comercializam gêneros alimentícios em Santo Ângelo, na chamada "Operação Verão".

O objetivo é buscar uma maior segurança alimentar à população, realizando uma intensa e diária vistoria nos equipamentos de resfriamento e congelamento de produtos expostos ao consumidor.

De acordo com o fiscal sanitário do município, Ubiratan Gross Alencastro, é de fundamental importância os consumidores observarem a rotulagem dos produtos, ainda mais nestas estações de primavera e verão, e o prazo de validade. "Alertamos a população para os detalhes existentes em determinados produtos, em especial de origem animal, onde o próprio rótulo consta diferentes prazos de validade, de acordo com a temperatura de armazenamento do mesmo", explica.

A Vigilância Sanitária ressalta que, em função de dias com temperaturas mais elevadas, equipamentos de refrigeração sem a devida manutenção correm o risco de não manter a temperatura adequada de conservação dos alimentos e resultar em prejuízos a saúde do consumidor. A vigilância também chama a atenção para a necessidade de controle na organização dos produtos em freezers e refrigeradores. "Cabe ressaltar que os consumidores são aliados da Vigilância Sanitária nestes cuidados, verificando e encaminhando denúncias ou alertas quando constatarem algum indício de falha nos equipamentos de frio, como produtos descongelados em expositores, presenças de cristais de gelo nos produtos (o que configura congelamento e descongelamento), além de produtos congelados mofados, entre outros", alerta Ubiratan.

Alimentos e as temperaturas recomendadas:

1. Resfriados

Lácteos 0ºC a 5ºC

Carnes frescas: 0ºC a 5ºC

Peixes frescos: 0ºC a 3ºC.

Hortifruti frescos: 7ºC a 10ºC.

2. Congelados

Carnes congeladas: -18ºC.

Peixes congelados: -18ºC.

Hortifrutis congelados: menor de -18ºC.


Texto/fotos: Rodrigo Bergsleithner




4 visualizações0 comentário