Manifestação do IEE Odão Felipe Pippi pede mais segurança no trânsito

August 23, 2017

   De acordo com o Departamento Municipal de Trânsito (DMT) cerca de quatrocentas pessoas participaram na manhã desta quarta-feira, 23, de manifestação na Avenida Sagrada Família, tomando completamente a Rótula do Tio Bilia, pedindo mais segurança e humanização no trânsito de Santo Ângelo. O manifesto foi organizado pela comunidade escolar do Instituto Estadual de Educação (IEE) Odão Felipe Pippi em parceria com o Governo Municipal, em protesto ao atropelamento e em solidariedade à recuperação da aluna Eduarda Richard dos Reis, e como uma oportunidade para orientação ao respeito à sinalização de trânsito. Eduarda foi atropelada por dois veículos enquanto atravessava a avenida por sobre a faixa de segurança, fato ocorrido na manhã do último dia 15, quando a adolescente se a pé dirigia para a escola. A estudante continua internada no Hospital Santo Ângelo. Ela deixou a Unidade de Tratamento Intensivo no dia 18, após ser submetida a duas cirurgias, uma na coluna cervical e outra no fêmur.

 

MANIFESTO

   Durante o ato para um trânsito mais seguro, com a orientação do tráfego feito por agentes do DMT, alunos portavam cartazes com frases de conscientização e distribuíram aos motoristas que circulavam pela Avenida Sagrada Família, material educativo e uma Carta Aberta, redigida pela comunidade escolar, contendo uma série de reivindicações, algumas já atendidas pelo Governo Municipal, entre elas a ampliação da sinalização vertical nas proximidades do educandário e a construção de faixas elevadas.  Nesta semana, o prefeito Jacques Barbosa, o presidente da Câmara de Vereadores Adolar Queiroz e o diretor do DMT Gerson Rodrigues, estiveram reunidos com a direção do IEE Odão Felipe Pippi e a comunidade escolar, levando a manifestação de solidariedade do Governo Municipal e do Poder Legislativo, ouvindo os pleitos de pais, professores e alunos para ampliar as opções de segurança no tráfego de alunos e veículos no entorno do educandário. “Algumas providências já foram tomadas como o reforço na pintura das faixas de pedestres e, por determinação do prefeito Jacques, estamos construindo as faixas elevadas, uma solicitação da comunidade escolar. Todas as medidas de segurança no trânsito nas proximidades da escola estão sendo tomadas”, afirmou Gerson Rodrigues, diretor do Departamento Municipal de Trânsito.

 

CIDADANIA

   A diretora do instituto de educação, Denise Uggeri, assinalou que a manifestação pacífica foi movida em solidariedade a Eduarda e uma lição de cidadania para os alunos. “Vocês estão vivenciando hoje uma verdadeira aula de cidadania, uma contribuição para o crescimento do espírito solidário. Nosso objetivo é apresentar sugestões para um trânsito mais humanizado”, disse. Conforme a diretora, a escola recebeu inúmeras manifestações de solidariedade de Santo Ângelo, do Rio Grande do Sul e de pessoas de outros estados brasileiros, que desejam auxiliar financeiramente à família para o tratamento de Eduarda. Denise também se mostrou otimista com a recuperação da aluna e espera que ela volte ao convívio da escola em breve. Na manifestação, representantes da comunidade usaram da palavra para expressar solidariedade ao educandário e à família da estudante, demonstrando indignação pelo fato dela ser atropelada na faixa de pedestres, e pedindo mais responsabilidade aos motoristas. Uma das mais emocionadas, a senhora Florisbela Freitas Cardoso, a Belinha, 65 anos e moradora há 55 anos nas proximidades da escola e ex-aluna, levou a imagem da Mãe Rainha e diz que tem orado diariamente pela recuperação de Eduarda. “É muito triste. Uma jovem linda e cheia de vida. Oro para a Mãe Rainha dar força à família. A menina será iluminada e voltará a caminhar com estes jovens”, disse. O ato, coordenado pelo professor do IEE Odão Felipe Pippi, Gilberto Corazza, encerrou com um abraço simbólico dos manifestantes à Rótula do Tio Bilia, interrompendo o trânsito no local por cinco minutos.

 

Fotos: Tarso Weber

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© Radiocom Santo Ângelo