Assinado contrato para ocupação de 15 leitos no HSA

May 15, 2020

   O prefeito Jacques Barbosa assinou na manhã desta sexta-feira, 15, contrato para a ocupação de pacientes do município de 15 leitos no Hospital Santo Ângelo (HSA) para tratamento específico da Covid-19 (doença provocada pelo novo Coronavírus).

A assinatura foi realizada no Gabinete do prefeito, com as presenças do provedor e do administrador do HSA, Odorico Bessa Almeida e Marcelo Borges; secretário municipal de Saúde, Luís Carlos Cavalheiro; deputado estadual Eduardo Loureiro e presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Waskiewicz, o Pedrão. Jacques ressaltou que a contratação dos leitos é mais uma das medidas estruturantes da saúde pública para atender a demanda do combate à pandemia. Dentro dessas ações, o prefeito destacou a antecipação da abertura 24 horas da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que hoje serve de referência para pacientes com síndromes gripais. Além da articulação com o Estado para a instalação de nove novos leitos na Unidade de Tratamento Intensivo do HSA. Para colocar os 15 leitos à disposição da comunidade, o investimento do Governo Municipal será significativo. O contrato de três meses exigirá um investimento que beira R$ 1 milhão. “Os valores são altos, mas estão justificados pela importância de preparar o sistema público para suportar a demanda da Covid-19”, justificou o prefeito Jacques.

O provedor Odorico Bessa Almeida informou que profissionais foram contratados pelo HSA para atender os 15 leitos e elogiou a sensibilidade do prefeito Jacques Barbosa. “O HSA é referência regional, recebe pacientes de diversos municípios e o prefeito Jacques foi sensível em reservar esses leitos para os santo-angelenses, mostrando a preocupação em atender a população da melhor forma possível”.  O deputado estadual Eduardo Loureiro também elogiou a iniciativa do Governo Municipal, salientando que as ações que estão tomadas desde o início do combate a pandemia tem sido corretas e vem apresentando ótimos resultados. “Estamos iniciando o período do inverno, quando as internações hospitalares aumentam. Por isso, preparar o sistema público para atender a demanda das doenças da estação e da Covid-19 é uma ação preventiva de alta significância”.

Eduardo aproveitou a reunião para tratar com a direção do HSA sobre a liberação do recurso de R$ 350 mil que ele garantiu no orçamento do Estado para ser utilizado pela casa de saúde no combate a pandemia. “Já acertamos com a secretária estadual Arita Bergmann os detalhes para a liberação dessa verba, que auxiliará o HSA em suas ações de atendimento à Covid-19”.

O secretário Luís Carlos Cavalheiro observa que o trabalho realizado pelo Governo Municipal é para que se tenha uma estrutura que possa absorver toda a demanda da pandemia. “Todos os recursos possíveis estão sendo colocados à disposição para montarmos essa rede de sustentação do atendimento à nossa população”.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© Radiocom Santo Ângelo