top of page
Buscar
  • Foto do escritorRadio Com 98.5

Semana da Enfermagem URI Santo Ângelo promove lives com profissionais do Brasil e do exterior

Historicamente a Semana da Enfermagem é comemorada no mês de maio com início no dia 12 em homenagem ao Dia Mundial da(o) Enfermeira(o), em refência ao nascimento da enfermeira Florence Nightingale (12 de maio de 1820), pioneira no cuidado de feridos em guerra e um marco da enfermagem moderna no mundo. A semana de comemorações se encerra em 20 de maio em homenagem ao Dia Nacional das(os) Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e também para que seja relembrada a data da morte da enfermeira Ana Néri (20 de maio de 1880), pioneira na enfermagem brasileira.

A Enfermagem passa por um importante período de reconhecimento mundial nos últimos anos. A Organização Mundial de Saúde declarou 2020 como o ano das profissionais de enfermagem, em alusão aos 200 anos do nascimento de Florence Nightingale.

A ideia é que a Enfermagem seja valorizada, mostrando sua importância para aperfeiçoar os serviços de saúde em todo o mundo. Para isso, os governos dos países integrantes da Organização das Nações Unidas (ONU) estão promovendo o reconhecimento e valorização dessas profissionais, já que possuem um papel-chave para que se consiga atingir as metas de saúde regionais, nacionais e internacionais.

O curso de graduação em Enfermagem da URI Santo Ângelo em alusão a semana da enfermagem realizou lives com diversos profissionais que fazem a diferença nos serviços de saúde. Com organização da professora Alessandra Frizzo da Silva, coordenadora do curso, a programação do dia 12 deu início às atividades:


No dia 12 aconteceu a primeira live com o tema “Desafios da Enfermagem na pós-graduação: importância da trajetória acadêmica”, com as enfermeiras Giovana Wachekowski: enfermeira pela URI Santo Ângelo e Residente em Saúde da Família Unijuí/Fumssar; Maynara da Veiga Chagas, mestranda Ufpel; graduada em Enfermagem na URI Santo Ângelo, Especialista em Saúde Pública e Gestão da Organização Pública em Saúde -Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade- Fumssar/Unijuí; Jessica Torres: enfermeira pela URI Santo Ângelo, Residente em Saúde da Família Unijuí/Fumssar; Thaysi Carnet Figueiredo, enfermeira pela URI Santo Ângelo, Residência Integrada Multiprofissional em Saúde coletiva Unipampa/ Secretária Municipal de Saúde - Prefeitura de Uruguaiana

No dia 20 aconteceu o 1º Encontro dos Cursos de Graduação em Enfermagem da URI com o tema “Da teoria à prática - 2020 ano Internacional da Enfermagem", com as convidadas:

- Angela Enderle Candaten: Enfermeira do Serviço de Terapia Intensiva do HCPA, Mestre em Enfermagem pela UFRGS e doutoranda em Ciências da Saúde (PUC RS);

- Lenise Dutra da Silva: Enfermeira e Mestre em Saúde Materno Infantil pela Universidade Franciscana. Pós-graduanda em Saúde Materno e Neonatal pela Universidade Franciscana. Docente do curso de Enfermagem da URI Santiago;

- Carla da Silveira Dornelles: Enfermeira da Unidade de Cuidados Especiais do HCPA, Mestre em Enfermagem pela UFRGS e professora do curso de Enfermagem da URI Santiago.

A organização foi das professoras Alessandra Frizzo da Silva- URI Santo Ângelo; Ângela Brustolin URI- Erechim; Marinês Aires - URI Frederico Westphalem e Sandra Ost Rodrigues -URI Santiago.

No dia 21 o encontro teve como tema central “Roda de conversa sobre Saúde Mental e PICS: fortalecendo a rede” com as convidadas:

- Jessica Torres: Enfermeira pela URI Santo Ângelo, Residente em Saúde da Família Unijuí/Fumssar.

- Maynara da Veiga Chagas: Mestranda UfPel; enfermeira graduada pela URI Santo Ângelo, Especialista em Saúde Pública e Gestão da Organização Pública em Saúde, Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade- Fumssar/Unijuí.

- Micheli Zeppe, Psicóloga: Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade- Fumssar/Unijuí.

- Amanda Pontim: Residência Multiprofissional em Saúde Mental Unisinos.

A organização foi da professora Marcia Carginin.


LIVE INTERNACIONAL


Dia 5 de junho será realizada uma live internacional com a temática “A prática da enfermagem fora do Brasil” com as participantes:

- Noemi Mendes Teixeira: enfermeira referência em oncologia, em Braga. Especialista em cuidados paliativos pela Universidade Minho- Portugal.

- Vanessa Backes: graduada na URI Santo Ângelo, é Enfermeira Adjunta GastroOncologia Hospital Sana Klinikum- Offenbach- Alemanha.

A mediadora será a professora Kelly Sangoi.


Segundo a coordenadora Alessandra Frizzo da Silva, “embora nossa profissão sempre tenha sido essencial para a manutenção da vida, hoje está em destaque pelas ações frente a pandemia por COVID-19, tanto na atenção básica, na prevenção e diagnóstico, como na linha de frente nos hospitais. A enfermagem aliada à ciência vem contribuindo sempre com o cuidado humano e a cientificidade. Nesse intuito o colegiado do Curso de Graduação em Enfermagem está sempre disposto a promover ações fundamentais para o desenvolvimento do acadêmico reflexivo, acompanhando a realidade da profissão com a aproximação entre a teoria e a prática nos encontros promovidos”.

--

Gilda Gonçalves Karlinski - Jornalista

Assessoria de Comunicação- URI Santo Ângelo

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

PROJETO SACOLA LITERÁRIA

Como forma de incentivar a leitura dentro de sala de aula, a professora Lisandra Saragoso, do Instituto Estadual de Educação Odão Felippe Pippi, realiza o projeto Sacola Literária: uma ação de aprendi

bottom of page