top of page
Buscar
  • Foto do escritorRadio Com 98.5

PROJETO SACOLA LITERÁRIA

Como forma de incentivar a leitura dentro de sala de aula, a professora Lisandra Saragoso, do Instituto Estadual de Educação Odão Felippe Pippi, realiza o projeto Sacola Literária: uma ação de aprendizagem contínua para desenvolver a alfabetização junto as turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.


Segundo a professora, o projeto surgiu a partir da contação de histórias praticada em sala de aula, “vendo os alunos mostrarem interesse e gosto pelas histórias, surgiu a ideia do projeto sacola literária", ressaltou Lisandra. A atividade tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento nas habilidades de leitura, oralidade, escuta atenta, gosto pela leitura e principalmente a alfabetização dos alunos.


As ações da Sacola Solidária são importantes para desenvolver o letramento, a alfabetização e a interação escola e família, além de proporcionar o hábito da leitura prazerosa de forma lúdica.


Questionada sobre o aproveitamento dos estudantes, Lisandra foi enfática, “os alunos têm avançado significativamente, pois os livros instigam eles a querer ler, saber e contar histórias”, ressaltou.


A sacola literária funciona da seguinte maneira: a cada dois dias 2 alunos levam a sacola para casa. Cada uma contém 3 livros, fantoches e cadernos de desenho. “Peço que seja registrado em foto, vídeo e desenho uma das histórias. Após, a criança escolhe uma para contar aos colegas. ”


Para a educadora, trabalhar a partir das histórias, da imaginação e da ludicidade, incluindo, trabalho com a mediação da reescrita do enredo com os personagens, caixa mágica, exploração de palavras retiradas do livro é essencial para estimular o hábito da leitura nos estudantes.



Lara Santos

Assessora de Comunicação da 14ª CRE

7 visualizações0 comentário
bottom of page