Buscar
  • Radio Com 98.5

Acadêmicos de Agronomia da FASA desenvolvem projeto através da aplicação de doses de nitrogênio no T

Com o objetivo de otimizar e fomentar a produção através de doses de nitrogênio no trigo, os acadêmicos do 2º semestre do curso de Agronomia da FASA estão realizando uma importante experiência a partir do desenvolvimento do projeto teórico-prática.

Na FASA, desde o primeiro semestre, os alunos são incentivados a realizar trabalhos práticos e colocar a mão na massa, literalmente! Sob orientação do professor Valmir de Quadros, o projeto foi iniciado em maio deste ano e segue até o final da colheita de trigo, prevista para o mês de novembro.

O projeto “A variação da aplicação de nitrogênio na cultura do Trigo”, dos alunos Macelo Pilato, Laís Rontani, Gabriel Moraes e Tiago Castro está sendo desenvolvido em parceria com a Camera Agroindustrial, no município de Eugênio de Castro. O objetivo do trabalho é fazer uma análise comparativa e descobrir os benefícios nas três diferentes aplicações de nitrogênio na cultura do Trigo.

De acordo com o acadêmico Macelo Pilato, “ao final do trabalho, nós iremos quantificar os resultados de cada uma das três parcelas, analisar e fazer uma correlação da produtividade com a dosagem de nitrogênio utilizada, pois sabemos que o trigo possui uma resposta bem significante em relação à dosagem de nitrogênio”.

A área foi plantada dia 30 de maio, época recomendada para o plantio de trigo em nossa região, e foi utilizada a variedade de trigo (TBIO ATON), a qual possui um ciclo precoce e excelente potencial produtivo. O espaçamento escolhido foi de 17 cm entre linhas com uma população em média de 35 a 40 plantas por metro linear.ssivos na formação de profissionais diferenciados, que fortalecem o desenvolvimento rural”.

“No desenvolvimento da cultura nós buscamos acompanhar e relatar as diferenças das três parcelas estudadas. Nesse meio tempo, no ciclo da cultura, realizamos também o monitoramento e o manejo fitossanitário. Acreditamos que a colheita será no final deste mês de outubro. Estamos acompanhando todo o desenvolvimento da cultura, e após a colheita, vamos avaliar os dados para ver o resultado de cada parcela, de acordo com as dosagens de nitrogênio utilizadas. Estamos ansiosos pelos resultados, pois sabemos que a produtividade do trigo tem uma grande relação com a dosagem do nitrogênio aplicada na cultura. Com isso, esperamos um resultado bem significativo,” explicou o aluno Marcelo Pilato.


Comunicação FASA





0 visualização

© Radiocom Santo Ângelo

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon