top of page
Buscar
  • Foto do escritorRadio Com 98.5

Ação em Guarani das Missões, cuidados com a saúde do homem e técnicas para produção agropecuária

Um dia para cuidar da saúde e discutir questões técnicas relativas à produção agropecuária foi oportunizado nesta quarta-feira (14/09), em Guarani das Missões. No 1º Encontro para Homens foram oferecidos serviços de saúde e palestras que atraíram centenas de pessoas ao CTG Guerreiro das Missões. A ação, em busca da educação e promoção da saúde, foi um esforço conjunto da Prefeitura de Guarani das Missões, Emater/RS-Ascar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com o apoio da Apae, Associação Municipal de Clubes de Mães, Associação Municipal da Juventude Rural, Conselho Agropecuário, CTG Guerreiro das Missões, Cresol, Escola Estadual Técnica Guaramano, Sicredi e Secretarias Municipais da Agricultura e da Saúde.

A extensionista social da Emater/RS-Ascar Catiane Roslaniec explica que a exemplo de ações realizadas para atentar-se à saúde da mulher, buscou-se mobilizar para os cuidados com a saúde do homem, como no caso de informações sobre o câncer de próstata. A equipe da Secretaria Municipal da Saúde ofereceu exames de diabetes, medição de pressão e saturação, atendimento psicológico e médico, bem como verificação da carteirinha de vacinação.

Diversas lideranças estiveram na abertura do evento, como o prefeito Jerônimo Jaskulski, o gerente regional da Emater/RS-Ascar José Vanderlei Waschburger, o chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar Adilson Lucas Webler, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Leonardo Estanilsau Szynvelski, o presidente da Câmara de Vereadores Riade Nowicki Mustafá, entre outros. Como a ação esteve inserida na programação da Semana Farroupilha, os alunos da Apae apresentaram a dança da chula para celebrar o momento.

A médica Aniela Garzzela e a psicóloga Jéssica Kuligowski, da Estratégia de Saúde da Família (ESF Central), ministraram a palestra “Papo de Homem”, oportunidade em que orientaram sobre a importância da realização de exames periódicos e abordaram o tema saúde do corpo e da mente.

Na sequência, em uma parceria entre a Santa Helena Sementes e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Guarani das Missões e Sete de Setembro, os participantes acompanharam uma palestra sobre milho. Os cuidados com a vida foi tema de palestra conduzida pelo Padre Jean Pinheiro, encerrando a programação da manhã.

Ao meio-dia, os participantes, vindos de diferentes pontos do município, confraternizaram com um almoço e acompanharam apresentações da Invernada Juvenil do CTG Guerreiros das Missões.

A programação da tarde contemplou a explanação sobre nutrição e saúde animal, com ênfase na homeopatia de resultados, conduzida pelo Gilmar dos Santos Cardoso da Real H, e palestra sobre solos e cobertura verde, conduzida pela engenheira agrônoma do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Santo Ângelo, Márcia Dezen.

Também a peça teatral “Cada um tem o anjo que merece”, sob responsabilidade de Diana Ceolin Assessoria e Eventos, provocou reflexões sobre problemas importantes e pontuais que acontecem nas casas das famílias, trazendo dados de pesquisas que mostram a importância de trabalhar este assunto. Bem como apresentou solução e possibilidades.

E no encerramento os presentes participaram do sorteio de diversos brindes que foram ofertados pelo comercio local e parceiros do evento.





Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Santa Rosa

Jornalista Deise A. Froelich

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

PROJETO SACOLA LITERÁRIA

Como forma de incentivar a leitura dentro de sala de aula, a professora Lisandra Saragoso, do Instituto Estadual de Educação Odão Felippe Pippi, realiza o projeto Sacola Literária: uma ação de aprendi

bottom of page