top of page
Buscar
  • Foto do escritorRadio Com 98.5

Emater/RS-Ascar e MP/RS definem ações do Projeto de Conservação e Restauração Ambiental

Em 2022, a Emater/RS-Ascar foi selecionada entre mais de 200 propostas apresentadas ao Edital n° 4 do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL) do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP/RS) com o projeto “Ações educativas na conservação e restauração ambiental em propriedades rurais do RS”. Em 6 de dezembro de 2022 iniciou-se a vigência do mesmo, com a publicação do extrato no Diário Eletrônico do MP do Termo de Fomento n° 2.857/2022 e depósito da primeira parcela de recursos prevista no projeto.


O projeto prevê a aquisição equipamentos e softwares, como um drone multiespectral para obtenção de imagens de alta resolução, espacial e espectral, que permitem a avaliação do desenvolvimento da vegetação, além de aparelhos GPS de navegação, licenças de software de mapeamentos básicos e de geoprocessamento, em como de projetores de imagens e painéis fixadores móveis, totalizando um montante de R$ 298.419,53. Em contrapartida a Emater/RS-Ascar capacitará técnicos e agricultores sobre restauração e conservação ambiental e uso de geotecnologias para monitoramento das ações ambientais desenvolvidas em projetos em andamento. O projeto prevê também elaboração de materiais educativos sobre os temas, reportagens de TV e relatórios técnicos com aplicação dos métodos de restauração/conservação ambiental e as ferramentas de monitoramento via geotecnologias.


A primeira reunião de monitoramento do projeto aconteceu no último dia 24 de janeiro, no Escritório Central da Emater/RS-Ascar, em Porto Alegre, com a presença do fiscal do convênio do MP/RS, Potiberê Vieira de Carvalho, reunindo ainda a equipe executora do projeto, das áreas técnica, planejamento, financeira, administração de patrimônio/compras e licitações.


Os temas tratados na reunião foram os recursos disponíveis para as aquisições previstas no projeto, o prazo de término, que ocorrerá até 6 de junho de 2024, as orientações quanto à execução, respeitando o cronograma, conforme previsto no plano de trabalho, os prazos para solicitação de aditamento de convênio, para prestação de contas, e o relatório técnico final.



Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues

Estagiária Kesya Vidal da Veiga

imprensa@emater.tche.br

(51) 99918-6934

www.emater.tche.br

www.facebook.com/EmaterRS

https://twitter.com/EmaterRS

www.youtube.com/EmaterRS

Instagram: @EmaterRS

tv.emater.tche.br

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

PROJETO SACOLA LITERÁRIA

Como forma de incentivar a leitura dentro de sala de aula, a professora Lisandra Saragoso, do Instituto Estadual de Educação Odão Felippe Pippi, realiza o projeto Sacola Literária: uma ação de aprendi

bottom of page