top of page
Buscar
  • Foto do escritorRadio Com 98.5

Mulheres participam de encontro de integração e construção de conhecimento em Independência

Em um contexto de retomada de organização comunitária e social, mulheres de Independência reuniram-se na terça-feira (14/06), no salão comunitário de São Miguel em encontro promovido pela Emater/RS-Ascar, parceira da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. A programação contemplou palestra e debate sobre valorização do trabalho no meio rural, promoção da saúde, protagonismo feminino e do bem-estar e acesso a políticas públicas.

Na palestra, conduzida pela extensionista do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar Vanessa Gnoatto, as mulheres foram incentivadas a lançar um novo olhar sobre os afazeres diários na propriedade e sobre sua inserção comunitária e social, de modo que se promova a autoestima, a qualidade de vida e o bem-estar social. Para isso, foram ressaltadas contribuições de fatores como autoconhecimento, autocuidado, planejamento e organização para otimizar o aproveitamento de recursos e oportunidades disponíveis.

Para a inclusão social e produtiva, com protagonismo das mulheres rurais, Vanessa destacou a participação social, busca constante de conhecimento, acesso à Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) e às demais politicas públicas voltadas às suas realidades.

O rural é apresentado como um espaço de empreendedorismo, de geração de renda, de participação ativa da comunidade, de produção diversificada e de construção e implementação de políticas públicas, cujas ações reverberam na sociedade como um todo.

Ao final do encontro, as mulheres participaram de festa típica junina e de momentos de integração, como forma de promover a reaproximação após o período de distanciamento social necessário em virtude da pandemia da Covid-19. A extensionista social da Emater/RS-Ascar Vera Waechter avalia que oportunidades como essa contribuem para um repensar no fazer diário de cada uma e recarregar as energias coletivamente, sendo que em Independência existem 11 grupos organizados de mulheres.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Santa Rosa Jornalista Deise A. Froelich




2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

PROJETO SACOLA LITERÁRIA

Como forma de incentivar a leitura dentro de sala de aula, a professora Lisandra Saragoso, do Instituto Estadual de Educação Odão Felippe Pippi, realiza o projeto Sacola Literária: uma ação de aprendi

bottom of page