top of page
Buscar
  • Foto do escritorRadio Com 98.5

Santo Ângelo começa a vacinação contra a gripe Influenza (H1N1) na segunda-feira

De 12 de abril a 10 de maio, serão imunizados as gestantes, puérperas, indígenas, trabalhadores da Saúde e crianças (de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia na próxima segunda-feira (12) a campanha nacional contra a Gripe Influenza (H1N1), quando sete locais de vacinação estarão em funcionamento no município. A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis.

De acordo com a subsecretária de Saúde, Andreia Bernardi, no período de 12 de abril a 10 de maio, a imunização ocorrerá na Secretaria de Saúde, nas Estratégias Saúde da Família (ESF) dos bairros Rogowski, União, Garibaldi Carrera Machado (Indubras), Nova e Subuski, e na Unidade Básica de Saúde (UBS) Pippi. "Na Secretaria de Saúde, serão vacinadas somente as crianças até três anos e as gestantes, no Setor de Vacinas e de Ginecologia da SMS, respectivamente", explica.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Imunizações da Secretaria de Saúde de Santo Ângelo, enfermeira Juliane da Rosa, explica que nesta primeira fase da imunização da Influenza os grupos prioritários a serem vacinados serão as gestantes, puérperas, indígenas, trabalhadores da Saúde e crianças (de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias).


O QUE É A INFLUENZA (H1N1)?


A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos de influenza podem variar de quadros leves a graves e podem levar ao óbito. A doença é uma infecção respiratória aguda, causada por diferentes vírus, dentre eles o A e B. O vírus A está associado a epidemias e pandemias, tem comportamento sazonal e apresenta aumento no número de casos entre as estações climáticas mais frias.



CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO


Secretaria Municipal de Saúde: Segundas às sextas-feiras, no período das 7h30min às 12h e das 13h30min às 18h30min. Crianças até 3 anos de idade e gestantes.


ESF ROGOWSKI: Segundas às sextas-feiras, no período das 13h às 17h.


ESF UNIÃO: Segundas às sextas-feiras, no período das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h.


UBS PIPPI: Segundas às sextas-feiras, no período das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h.


ESF GARIBALDI CARRERA MACHADO (INDUBRAS): Somente nas sextas-feiras, no período das 13h às 17h.


ESF NOVA: Segundas às sextas-feiras, das 7h30min às 11h30min.


ESF SUBUSKI: Segundas às sextas-feiras, no período das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h.




Texto/foto: Rodrigo Bergsleithner



4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

PROJETO SACOLA LITERÁRIA

Como forma de incentivar a leitura dentro de sala de aula, a professora Lisandra Saragoso, do Instituto Estadual de Educação Odão Felippe Pippi, realiza o projeto Sacola Literária: uma ação de aprendi

bottom of page