top of page
Buscar
  • Foto do escritorRadio Com 98.5

Secretaria de Educação prepara volta às aulas para o dia 1º

As aulas na rede municipal de Santo Ângelo serão retomadas no dia 1º de março. A volta às aulas está sendo organizada pela Secretaria Municipal e o sistema híbrido será adotado, intercalando aulas presenciais e remotas.

A secretária municipal Eliane Carpes destaca que não há condições para o retorno de 100% dos alunos em sala de aula e, diante disso, estão sendo adotadas medidas preventivas para a segurança dos alunos, professores e trabalhadores da educação. Ela reconhece que o momento é de apreensão para todos, devido aos riscos que a pandemia ainda oferece. Porém, avalia que neste ano existe uma diferença importante em relação ao ano passado. “No ano passado, a preocupação era da criança levar o vírus para casa e contaminar, principalmente, os avós. Neste ano, com a vacinação em andamento, esse risco diminui”.

Para ter um levantamento do número de alunos que deve comparecer às escolas, a Secretaria de Educação realizará na primeira semana de aulas um levantamento junto aos pais. A primeira semana será de aulas virtuais e cada escola recolherá dos pais o questionário onde eles irão apontar se preferem enviar seus filhos, manter as aulas remotas ou recolher os materiais impressos. “Alguns pais já manifestaram a posição de não enviar seus filhos, o que é compreensível, entretanto, outros preferem que eles compareçam e nós devemos estar preparados”.


TRANSPORTE ESCOLAR

A respeito do transporte escolar, a secretária confirma que será oferecido, também com medidas preventivas, entre elas, a ocupação de 50% da capacidade do veículo, aferição da temperatura corporal e uso de máscaras e álcool gel.

Os roteiros também serão estabelecidos a partir da definição dos pais pela preferência ou não do envio dos alunos.

EDUCAÇÃO INFANTIL

Se no Ensino Fundamental a situação está definida, na Educação Infantil ainda restam algumas questões a serem resolvidas. Devido às características, algumas alterações precisarão ser feitas. “Especialmente no berçário e maternal, devido ao distanciamento, as salas precisarão ser adequadas para receber os alunos”.

PROFESSORES

Com relação aos professores, já que muitos estão em grupo de risco, a secretária Eliane Carpes, ressalta que nesses casos eles podem trabalhar com as atividades remotas. Acrescenta que entende a preocupação dos professores e trabalhadores em educação em relação às atividades presenciais e reforçou que via Associação dos Municípios das Missões (AMM) foi reivindicado ao Governo do Estado a inclusão dos professores na relação de grupos prioritários para receber a vacina.

PREVENÇÃO

Eliane Carpes enfatiza que todos os cuidados preventivos estão sendo tomados para dar segurança aos profissionais e alunos nas aulas presenciais. Mesmo que o retorno seja parcial, protocolos de higienização e normas diferenciadas serão adotadas. Uso de máscaras e higienização das mãos serão obrigatórias.


Texto: Hogue Dorneles

Foto: Fernando Gomes




7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

PROJETO SACOLA LITERÁRIA

Como forma de incentivar a leitura dentro de sala de aula, a professora Lisandra Saragoso, do Instituto Estadual de Educação Odão Felippe Pippi, realiza o projeto Sacola Literária: uma ação de aprendi

bottom of page